Fala Prefeito - 21/09/2012

quinta-feira, 20 de setembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Sr. Prefeito, a Faol (Friburgo Auto Ônibus LTDA.) foi comprada pela empresa de ônibus Real. Já houve alguma aproximação da Prefeitura, com a nova empresa, para um acerto sobre melhores condições para o transporte de passageiros do nosso município? Há efetivamente a esperança de haver melhoras nesse serviço? 
Flávia Nunes Duque Estrada, 38 anos, artesã e aderecista, Ponte da Saudade
Resposta: Cara Flávia
Desde o primeiro momento em que foi sinalizada a compra da Faol, pela Real, o Governo Municipal buscou se reunir com os novos proprietários da Faol. E assim permanece, em constantes reuniões que visam mudanças para melhorar o transporte público de Nova Friburgo. Cobramos melhorias da nova Faol, na prestação do serviço, assim como cobrávamos da antiga administração. Lembrando que não estamos somente ao lado da população, mas também dos rodoviários, no que diz respeito ao transporte público. Apoiamos, ainda durante a antiga gestão da Faol, o reajuste salarial dos rodoviários, retroativo à data-base, sem permitir o aumento no valor das tarifas. Logo, não ficamos e não vamos ficar parados. Solicitamos à nova administração uma melhor infraestrutura no serviço, no sentido que se adquira novos ônibus: segundo a Nova Faol, a cidade vai ganhar cerca de 50 novos ônibus. Nas conversas com a nova diretoria também pedimos a abertura de novas linhas, substituição de linhas antigas e novos horários. Lembrando que a nova Faol está em fase de conhecimento, de estruturação, e nesse primeiro momento a empresa pediu para conhecer melhor a realidade do município. Tanto que a empresa já contratou uma pesquisa sobre Origem e Destino, realizada pela Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro). No estudo será apontada a verdadeira demanda de transporte público, atualmente, em Nova Friburgo. Todas essas ações estão elencadas em um cronograma apresentado pela nova Faol ao Poder Público Municipal. Vale frisar que o Governo Municipal está iniciando a licitação do terceiro lote para a concessão do transporte público em Nova Friburgo. Até o final do ano a licitação vai ser realizada. Pois, pela Lei Orgânica do Município, não pode haver o monopólio em quaisquer atividades.
 
Prefeito, sou uma das pessoas que ficou desabrigada nas chuvas de 2007. Como está a situação das casas que nos foi prometida desde 2008, pela Prefeitura? A minha família esta cadastrada para receber uma das casas. Hoje em dia moro na casa da minha sogra, com a minha família, desde 2007. Há alguma previsão para a entrega dessas casas? E as casas que o governador nos prometeu? Lucimara Aparecida Cordolato da Silva, dona de casa, 55 anos, São Geraldo.
Resposta: Cara Lucimara
Como você falou, a construção de 50 unidades habitacionais em Granja Spinelli, para desabrigados da tragédia, estava paralisada desde 2007, quando ocorreram as fortes chuvas. Na nossa atual gestão conseguimos quitar todas as pendências, essas referentes à empresa que venceu a licitação para realizar a obra. Assim, já reiniciamos esse processo de reconstrução, parado desde 2007. Também utilizamos R$ 1,5 milhão do SOS Nova Friburgo, proveniente de doações para a cidade durante a tragédia de janeiro de 2012, para a construção de mais 50 casas no Parque das Flores, em que o processo licitatório já foi feito, e a empresa está efetuando as construções das unidades habitacionais – neste local, ficarão pessoas desabrigadas devido às chuvas de janeiro de
2011. Assim, esperamos entregar essas unidades até o final do ano. Além disso, existe a construção de 2.200 unidades habitacionais, em uma parceria entre os Governos do Estado e Federal, pelo Programa Minha Casa Minha Vida, que também vai beneficiar os friburguenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade