Excepcionalmente, a coluna Fala Prefeito desta semana servirá para esclarecer e informar à população sobre os procedimentos que deverão ser adotados em caso de alertas emitidos pela Defesa Civil e explicar sobre o Plano de Contingência que vigora desde o início do ano.
Foi com muita responsabilidade e comprometimento que desde janeiro, o Governo Municipal criou e decretou o Plano de Ação do Município, conhecido como Plano de Contingência. Com isso, passou a impor a tomada de medidas administrativas necessárias ao melhoramento de sua execução, visando salvaguardar a integridade física e vidas humanas em relação às pessoas que residem nas áreas consideradas de risco do município.
Esse plano é instaurado sempre que o município estiver no Estado de Alerta e as principais secretarias envolvidas em um primeiro momento são: Defesa Civil, Ordem Urbana, Serviços Públicos, Obras, Saúde, Educação, Assistência Social, Autran, Olaria, Conselheiro Paulino, Geral e Comunicação Social. As demais secretarias participarão de acordo com as necessidades. De acordo com o plano de contingência, caberá a cada secretaria encaminhar imediatamente aos pontos de controle da Prefeitura, localizados no Centro (Defesa Civil), Olaria e em Conselheiro Paulino, máquinas e equipamentos, veículos e motoristas, além de funcionários.
Vale destacar que ações preventivas valem vidas humanas. Exemplo disso foi a evacuação da área do loteamento Três Irmãos na manhã de terça-feira, 13. Portanto, é primordial que os moradores das áreas de risco acatem as orientações da DEFESA CIVIL, que são emitidas por meio de SMS, sirenes ou carro de som.
Há quatro estágios de alerta:
• Vigilância – sem chuvas ou chuvas fracas e esparsas. Nível de água normal.
• Atenção – previsão de ocorrências de chuvas moderadas e fortes.
• Alerta – registro de chuvas intensas. Subida dos níveis dos rios acima do normal. Neste estágio, os moradores das áreas de risco devem estar atentos e preparar uma bolsa com os principais documentos em uma embalagem plástica, uma muda de roupa, remédios de uso contínuo e algum tipo de alimento não perecível que possa ser consumido sem necessidade de preparo.
• Alerta Máximo/Crítico – continuação da chuva. Rio atingindo 80% de nível de transbordamento. No caso de mudança para este estágio, os moradores das áreas de risco devem ficar atentos aos avisos de SMS, sirenes e outros sistemas de alertas da Defesa Civil, e imediatamente deverão deixar suas residências e procurar locais seguros como os pontos de apoio mais próximo de sua residência, casas de familiares ou de amigos.
Deixe o seu comentário