Fala Prefeito - 14/12/2012

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Prefeito, agora que seu governo está chegando ao fim, qual o balanço que o senhor faz sobre a questão dos prédios das escolas e creches no município? Houve avanços nessa área? 
Karla Souza, 32 anos, dona de casa, Varginha.

Resposta: Prezada Karla, 
posso dizer à você, com toda certeza, que nosso governo deu um grande salto nesse aspecto. Para se ter uma ideia, Karla, em 2000 haviam apenas três creches públicas e oito conveniadas; agora, em 2012, o município dispõe de 38 unidades de Educação Infantil, que estão em pleno funcionamento, sendo oito delas instaladas em imóveis alugados. 
O governo municipal está apoiando totalmente a iniciativa do secretário de Educação, Ricardo Lengruber, no sentido de desapropriar os imóveis alugados para o funcionamento das creches, para que estes passem a pertencer ao município que poderá fazer maiores investimentos nesses prédios, garantindo assim uma infraestrutura melhor, além de dar um espaço com mais qualidade.
É importante dizer, ainda, Karla, que nós estamos construindo três novas creches em Vila Nova, Santa Bernadete e Nova Suíça, com recursos do governo federal e que, em 2012, nós entregamos à população outras três escolas que são: o Jardim de Infância Maria Duque Estrada Laginestra (Jimdel), no Prado, a Tiradentes, em Amparo e a Acyr Spitz, em Lumiar. No entanto, precisamos pensar na reabertura de outras três unidades, que estão fechadas desde 2011 e que, certamente, ainda serão entregues. São elas: o Caen, Helena Coutinho, em Olaria; João Batista Faria, em Vilage; Santa Terezinha, Adriano Affonso, em São Jorge e Emília Adelaide Ferreira, em Varginha, que inclusive deverá ter sua unidade aumentada.

Prefeito Sérgio, mais uma vez o assunto trânsito foi debatido entre as autoridades da cidade durante o 7º Fórum de Segurança. O que o senhor faria se tivesse tempo de implantar algum tipo de política pública para sanar o problema? 
Sérgio Eduardo Almeida Melo, fisioterapeuta, 34 anos, Centro.

Resposta: Caro Sérgio Eduardo,
na semana passada, como você mesmo citou, foi realizado o 7º Fórum de Segurança, com o tema “Violência no trânsito. Até quando?”, promovido pelo Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo). Sabemos que o problema não é fácil de ser resolvido, pois em Nova Friburgo há quase cem mil veículos circulando todos os dias. Na minha opinião, a solução para maior segurança no trânsito não está só nas políticas públicas, mas também na consciência da população. Precisamos implementar políticas públicas sim, mas para isso é fundamental que toda a população contribua, efetivamente. O secretário de Educação de Nova Friburgo, Ricardo Lengruber, por exemplo, que palestrou no evento, apresentou propostas de reformas educativas para as escolas municipais, seguindo a temática da educação no trânsito. O poder público tem que cumprir o seu papel e a sociedade organizada discutir junto e fazer a sua parte. Só assim conseguiremos ter um trânsito muito melhor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade