Perguntas e respostas para a Coluna Fala Prefeito—Jornal A Voz da Serra:
Pergunta: Senhor prefeito, teremos mesmo um hospital de oncologia em Nova Friburgo?
Reginaldo Lopes, 62 anos, Alto do Floresta, aposentado.
Resposta: Caro Reginaldo,
com o total apoio do governo do estado, Nova Friburgo passará a ser referência no tratamento do câncer. O Hospital de Oncologia de Nova Friburgo terá sua sede nas instalações do antigo Centro Adventista de Vida Saudável—Cavs—, no bairro Ponte da Saudade. Muitas pessoas precisam se deslocar muitos quilômetros até outras cidades para fazerem o tratamento da doença, o que causa mais angústia e sofrimento para o paciente e seus familiares. Com a nova unidade toda a região será atendida, resolvendo uma demanda muito antiga. O judiciário já decidiu pela liminar que concede ao estado a posse do prédio. Assim, o estado vai fazer o depósito e a partir disso será feito o projeto conceitual, o projeto básico e em seguida a licitação e as obras. Em uma área de 83 mil metros quadrados, a nova unidade não precisará de grandes obras, pois, está bem conservado e a intenção é manter o alto nível de qualidade que o local já possui. Segundo o representante da Empresa Estadual de Obras Públicas (Emop), que é o órgão responsável pelo projeto e obras do hospital, a meta é que o hospital comece a funcionar ainda este ano, com a sua inauguração prevista para o mês de dezembro.
Pergunta: Serginho, sou moradora de Conselheiro Paulino e o trânsito está muito confuso em razão de uma grande obra no distrito. Que obra é essa?
Bernadette Athaíde, 56 anos, Conselheiro Paulino, empresária.
Resposta: Cara Bernadette,
a obra na Praça Lafayette Bravo é parte integrante da recuperação da estrada RJ-148, que liga Nova Friburgo a Sumidouro, realizada pelo governo do estado, através do DER, em parceria com a nossa Prefeitura. Quero destacar que Conselheiro Paulino merece toda atenção do governo municipal. Sabemos das necessidades do distrito e estamos empenhados em concluir esta grande obra, mais um resultado da parceria da Prefeitura com o governo do estado. O quilômetro zero dessa rodovia fica na ponte de Conselheiro, por isso o asfaltamento está sendo feito tanto na praça quanto na Rua João Alberto Knust. Para nossa sorte, a empreiteira é a Silthur, friburguense e de Conselheiro. Pelo programa da obra, ela deveria aprofundar 40 centímetros para base e sub-base. Porém, ao remover os paralelepípedos, encontrou terra mole, tabatinga, e foi necessário aprofundar um metro e meio. E a Silthur está fazendo o serviço corretamente. Para isso, foi preciso também refazer a drenagem no local, o que não estava previsto no programa da obra. As manilhas de águas pluviais estão sendo trocadas por outras de um metro de diâmetro, conseguidas através de meu entendimento, do secretário de Conselheiro e do chefe do DER em Nova Friburgo. Essa nova drenagem vai acabar com os alagamentos na praça, junto ao ponto final do ônibus, sempre que chovia mais forte. As manilhas vão desembocar diretamente no Rio Bengalas, passando pela Rua João Alberto Knust. Outra conquista nossa foram as manilhas de 60 centímetros do alto da Igreja Santa Terezinha até uma caixa de passagem, na praça. Por isso a obra está demorando mais que o previsto e peço a compreensão de todos. Os transtornos no trânsito da praça devem ser amenizados com a reabertura da Ponte dos Maias para o trânsito desde o último dia 7, nos dois sentidos, com total segurança para os motoristas. A obra da ponte foi paralisada justamente para aliviar o trânsito no centro de Conselheiro e tão logo termine a obra da praça, a obra da ponte terá continuidade.
Deixe o seu comentário