Prefeito, no último domingo, mais um eucalipto caiu na Praça Getúlio Vargas, que é um dos lugares de maior movimento de pessoas no centro da cidade, além de ser um cartão postal de Nova Friburgo. Que tipo de ações a Prefeitura vem tomando para que novos incidentes como este não venham a causar mais preocupação, destruição e risco à vida daqueles que passam e estacionam na Praça?
Laurindo Dias Toffani, 46 anos, professor, Centro
Resposta: Caro Laurindo,
com relação à queda do um eucalipto na Praça Getúlio Vargas no domingo, 28 de outubro, o Governo Municipal, por meio das secretarias municipais de Defesa Civil, Meio Ambiente, Cultura e Serviços Públicos tomaram todas as medidas cabíveis tão logo foram informadas do ocorrido. Além disso, a Prefeitura já entrou em contato com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para solicitar providencias e orientação quanto à solução para os eucaliptos da Praça Getúlio Vargas, isso com o objetivo de dar segurança à população que passa ou estaciona nas imediações da Praça. Dessa forma, infelizmente, a Prefeitura não pode tomar nenhuma medida sem a autorização do Instituto, uma vez que se trata de um patrimônio tombado.
Serginho, os nossos cemitérios estão em condições adequadas para o Dia de Finados? Uma vez que os mesmos precisam de condições mínimas para receber um número muito grande de pessoas que lá estarão para fazer as homenagens do dia.
Carla Fonseca Trigo, 53 anos, dona de casa, Duas Pedras
Resposta: Cara Carla,
o Governo Municipal orientou a Secretaria Municipal de Serviços Públicos para que a mesma, nos últimos 15 dias, trabalhasse intensamente na recuperação dos cemitérios municipais. Atualmente, dos 21 cemitérios da cidade, cinco deles são de inteira responsabilidade da Prefeitura, são eles: São João Batista, no Centro; Trilha do Céu, em Conselheiro Paulino; e os de São Pedro da Serra, Riograndina e Campo do Coelho. Conforme já averiguado junto à Secretaria de Serviços Públicos, os cemitérios municipais estão em boas condições para receber o público no feriado de finados, hoje, 2 de novembro. O Cemitério São João Batista deve receber cerca de oito mil pessoas, e passou por serviços de capina, limpeza e pintura, além da reforma de uma das duas capelas mortuárias, isso em parceria com o Plano PAF (Plano de Assistência à Família). A capela estará aberta hoje, no feriado, onde serão celebradas missas a cada duas horas, entre 8h e 16h, e liberada para velórios a partir do sábado, dia 3. Os serviços de capina e limpeza também foram realizados nos demais cemitérios municipais e todos estão em boas condições para visitas. Uma nova limpeza está prevista para o sábado, dia 3, e domingo, dia 4. A equipe do setor de cemitérios, da Secretaria de Serviços Públicos, estará de plantão hoje, no Dia de Finados, das 7h às 18h, no escritório situado ao lado do portão de entrada do Cemitério São João Batista, para prestar informações, como localização das sepulturas, entre outras, assim como o próprio secretário de Serviços Públicos, Alexandre Cruz, que também estará à disposição no local. Uma orientação que a Secretaria de Serviços Públicos dá à população é que os visitantes dos cemitérios evitem colocar água em jarras e outros vasilhames nas sepulturas, isso para que se evite a proliferação de mosquitos da dengue, e também não deixem pertences sobre as sepulturas, como bolsas, celulares e outros, a fim de evitar furtos. Os trabalhos nas imediações dos cemitérios terão apoio da Guarda Municipal, Autran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Deixe o seu comentário