A Faetec (Fundação de Apoio ao Ensino Técnico do Estado do Rio de Janeiro) deu início ao período de abertura de vagas para os cursos de formação tecnológica e de nível superior. Os interessados em uma das quatro mil vagas disponíveis já podem fazer as inscrições no site da fundação no link “Inscrições para o ensino técnico e educação superior da Faetec”. O prazo termina às 23h59 do dia 7 de junho.
Para se inscrever é necessário preencher o formulário de acordo com o edital, responder o questionário socioeconômico e imprimir a ficha e o boleto bancário no valor de R$ 39. Após o pagamento, o candidato deverá verificar a validação da candidatura no próprio site. Do total de vagas, serão reservadas 5% de cada curso às pessoas com deficiência e 20% aos estudantes oriundos da rede pública e estudantes, beneficiados pelo sistema de cotas.
Do quantitativo de vagas, foram destinadas 3.462 para o ensino técnico, sendo 3.164 para a modalidade subsequente, para quem já tenha concluído o ensino médio e deseja fazer somente o técnico na instituição; 203 para concomitância externa, para quem deseja fazer o técnico na Faetec e o ensino médio em outra instituição; 80 para especialização em enfermagem, e para a Escola de Teatro Martins Pena, 15. Já para o vestibular serão 515 oportunidades, em dez unidades.
Segundo o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, os cursos são uma boa oportunidade de crescimento profissional para o ano. “A Faetec é a grande referência no ensino gratuito profissionalizante no Estado do Rio de Janeiro. Há alguns anos está entre as principais instituições educacionais do país justamente por sua metodologia alinhada às demandas econômicas do mercado. Com as vagas de técnico e tecnólogo esperamos formar milhares de jovens criativos, inovadores e cada vez mais preparados. Será bom para a nossa juventude, que terá mais possibilidades de crescimento social e profissional, e para o nosso estado, que se torna uma referência quando falamos de mão de obra qualificada”, afirmou o secretário.
Para o presidente da Faetec, Wagner Victer, um diploma de tecnólogo ou de graduação abre as portas para o mercado de trabalho de uma forma promissora e qualitativa. “Quem ingressar pode ter a certeza de que vai estudar em uma das melhores instituições de ensino do país, e que ao terminar terá um diploma de peso para ingressar no concorrido mercado de trabalho”, disse o presidente.
Vale ressaltar que a relação preliminar dos pedidos de isenção de taxa de inscrição será divulgada no dia 27 de maio.
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o candidato poderá entrar em contato pelo telefone da organizadora do concurso, Fundação Bio-Rio, (21) 3525-2480, das 9h às 18h, ou pelo e-mail faetec2015@biorio.org.br.
Deixe o seu comentário