De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2008, o país possui uma das mais baixas taxas de lançamento de produtos novos e de uso de tecnologias disponíveis há menos de um ano no mercado. Isto se deve, em grande parte, ao fato da inovação ser vista como um bicho de sete cabeças e algo possível somente para grandes empresas. Para desmistificar o conceito de inovação, o Sebrae/RJ e parceiros realizarão na próxima quinta-feira, dia 28, o workshop Como a Pequena Empresa pode lucrar com a Inovação?, no Hotel Sanjaya, das 16h às 20h. Os participantes serão orientados sobre o que é inovação, como inovar, quais os tipos de inovação e os benefícios trazidos por ela. Além disso, poderão conhecer alguns casos de sucesso locais, com depoimentos de empresários que obtiveram bons resultados com a inovação.
Apesar das evidências pouco expressivas sobre o papel da inovação nas empresas brasileiras, há dados otimistas na GEM, que mostram que 33% dos entrevistados, entre não empreendedores, comprariam produtos novos. Trinta e seis por cento desse contingente experimentariam produtos ou serviços que usam novas tecnologias. As informações da pesquisa também apontam que, caso as empresas invistam em novos produtos, podem ampliar muito sua clientela. Ainda de acordo com o estudo, a faixa de empreendedores em estágio inicial que mais se destaca favoravelmente em relação à absorção de novos produtos e serviços é a de pessoas com idade entre 25 a 34 anos. Nesta faixa etária, 75% dos empreendedores consideram que as novidades podem melhorar seus negócios.
Micro e pequenas empresas que inovam crescem 1/3 a mais que os concorrentes. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, as maiores inovações surgem de ideias simples, práticas e de baixo custo de aplicação. Trata-se de uma mudança de atitude que pode estar relacionada ao produto da empresa, aos seus processos, ao marketing ou à gestão do negócio. Na prática, significa a adoção de mudanças ou medidas capazes de trazer ganhos para o empreendedor, seja na redução de custos, na conquista de novos clientes ou na ampliação do número de produtos e serviços oferecidos. O workshop Como a Pequena Empresa pode Lucrar com a Inovação? faz parte das ações de uma campanha nacional implantada pelo Sebrae para levar conhecimento aos empresários brasileiros, ampliando a sustentabilidade, a competitividade e contribuindo para o crescimento dos pequenos negócios.
Serviço:
Workshop Como a Pequena Empresa pode Lucrar com a Inovação”
Data: 28 de maio, das 16h às 20h
Local: Hotel Sanjaya – Av. Alberto Braune, nº 58 – Centro – Nova Friburgo
Inscrições pelo 0800-570-0800
Mais informações pelo site http://www.facadiferente.sebrae.com.br/
Deixe o seu comentário