A pouco mais de um mês para o término da primavera, vale apreciar toda a exuberância da estação que vem colorindo a paisagem friburguense. Nas ruas, praças e avenidas da cidade, o desabrochar de várias árvores está dando um tom especial ao cenário urbano e enchendo os olhos dos passantes. Uma das espécies que vêm chamando a atenção pela linda florada é a extremosa, cujo desabrochar acontece a partir deste mês e costuma permanecer durante o verão.
Considerada a “musa das calçadas”, a extremosa é muito utilizada na arborização das vias públicas pelo baixo porte e por possuir raízes que não se espalham e não danificam a pavimentação. Além disso, é uma espécie resistente e que se destaca pela beleza das flores pequenas e arredondadas, de pétalas recortadas e delicadas em cores que variam do branco ao rosa, bordô e lilás.
Entre os pontos onde o charme da extremosa pode ser observado estão a Rua Fernando Bizzotto e o final da Avenida Alberto Braune, no Centro, nas imediações da Prefeitura, que ganharam um visual especial com o desabrochar da espécie. Apesar de não ser uma árvore nativa do Brasil, a extremosa está cada vez mais presente nos endereços movimentados do município, em detrimento de outras espécies menos resistentes.
2 - Entre os pontos onde o charme da extremosa pode ser observado estão a Rua Fernando Bizzotto e o final da Avenida Alberto Braune
Deixe o seu comentário