O Conselho Nacional de Trânsito decidiu, nesta quinta-feira, 17, que não será mais obrigatório ter o equipamento nos veículos que circulam no Brasil. A medida passa a valer a partir do momento em que a decisão do Contran for publicada no Diário Oficial da União, o que deve acontecer entre amanhã, 18, e segunda, 21.
O uso do extintor passa a ser opcional em carros, utilitários, caminhonetes e triciclos de cabine fechada, mas obrigatório em caminhões, micro-ônibus, ônibus, tratores e veículos de transporte de produtos inflamáveis.
A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva informou que dos dois milhões de acidentes em veículos cobertos por seguros, apenas 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, somente 24 informou que usou o extintor, o equivalente a apenas 3%.
Estudos realizados pelo Denatran constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos nos últimos anos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do espaço reservado aos passageiros e o baixo teor inflamável de materiais e revestimentos, entre outras.
Deixe o seu comentário