EXPOSIÇÕES - Um olhar mais atento

quinta-feira, 22 de agosto de 2013
por Jornal A Voz da Serra
EXPOSIÇÕES - Um olhar mais atento
EXPOSIÇÕES - Um olhar mais atento

Flávia Namen

A versatilidade da madeira é a matéria-prima da exposição "Caos e beleza”, em cartaz no Sesc até o dia 31. A mostra reúne obras do artista plástico Mario Moreira e vem atraindo um público diversificado. A exposição, além do motivo estético, permite também uma reflexão sobre a importância da preservação ambiental — mesmo que não tenha sido essa a primeira intenção do autor — através do reaproveitamento de materiais, de trabalhos especiais feitos com raízes, galhos e sobras de madeira que iriam para o lixo. Uma das peças que merece destaque é a criada com o primeiro eucalipto que caiu na Praça Getúlio Vargas ano passado, após forte ventania. "Pelo diâmetro, aquele eucalipto deveria ter uns 130 anos e ser parte do projeto paisagístico original de Glaziou. Essa madeira iria para o lixo e achei que merecia um destino mais digno, porque é um patrimônio da cidade”, explica Mario. Ele também destaca a escultura feita com uma raiz retirada de uma barreira caída no Tingly, na tragédia de 2011. "Essa é outra obra surgida do caos, daí o título da mostra”, diz ele, acrescentando que cada peça tem sua história própria e inspirações diversas: um lugar, um acidente natural, um presente de um amigo, um olhar mais atento...

O metal também está presente nas obras, que ganham sustentação e têm seu ciclo existencial prolongado. "Procuro realçar o que a madeira já traz, suas cicatrizes, seu desenho e sua forma”, diz Mário, que há dez anos utiliza a madeira como matéria-prima de suas criações.   

Vale a pena conferir a exposição do artista, aberta à visitação de terça a sexta, das 8h às 17h, e das 9h às 18h nos fins de semana. Nesta sexta-feira, 23, Mário estará participando de bate-papo com o público a partir das 19h, no Sesc (Avenida Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras). A entrada é franca e a classificação livre. Mais informações pelo telefone 2443-5000. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade