José Duarte
Dezenas de amigos e convidados compareceram à exposição comemorativa dos 25 anos de sacerdócio de D. Edney Gouvêa Mattoso, realizada no fim de semana na Usina Cultural Energisa. Idealizada pelo fotógrafo Jorge Ronald, a exposição teve como objetivo contar a trajetória do bispo em Nova Friburgo, através de fotos exclusivas e objetos de uso pessoal, como mitra, casula, báculo, cálice, batina e ferraioulo, além do primeiro anel do bispo quando ele foi sagrado.
Durante a abertura da exposição “No Foco da Fé”, na noite de sexta-feira, 31 de agosto, o religioso foi informado que receberia de presente as fotos da mostra. “A intenção de fazer os flagrantes de Dom Edney foi para mostrar a reação das pessoas com a chegada do bispo, o olhar de fé de cada cristão católico. Acompanho Dom Edney desde janeiro de 2011, uma data traumática para o município. Portanto, foi uma missão difícil. Mas o ‘espírito santo’ ajudou e assim fomos fotografando o nosso bispo, os eventos, e tudo mais. É uma pessoa que acolhe, abraça, recebe todos nós. O bispo é o nosso pastor e pai. Eu acho que consegui projetar um pouco a personalidade de Dom Edney e mostrar essa imagem para toda a diocese”, finalizou Jorge Ronald.
Uma imagem da Imaculada Conceição, do século XVIII, de propriedade do acervo de Dom Edney, e uma foto de uma paisagem de Trajano de Moraes, onde será construído o Santuário São Francisco de Paulo, também fizeram parte da exposição.
Deixe o seu comentário