Exposição do friburguense Fernando Braune é atração da Usina Cultural

Imagens destacam a Orquestra de Cordas da Grota, em Niterói
sexta-feira, 08 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Exposição do friburguense Fernando Braune é atração da Usina Cultural

A exposição “Querubins da Grota”, do fotógrafo friburguense Fernando Braune, será inaugurada neste sábado, 9, às 17h, na Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, 55. O projeto fotográfico foi realizado com a Orquestra de Cordas da Grota, no Espaço Cultural da Grota, em Niterói. Na ocasião, também será lançado o livro homônimo. A visitação ocorrerá a partir desta segunda-feira, 11, e segue até 27 de agosto, de terça a sábado, das 13h às 18h.  

As imagens que dão vida à exposição e ao livro foram feitas durante ensaios e concertos da orquestra e utilizadas em preto e branco em papel 100% algodão. Trabalhadas com lápis pastel seco e a óleo, após tratamento manual, elas foram editadas em computador, onde, “junto a imagens coloridas de vitrais de igrejas, foram superpostas umas às outras levando-se em consideração transparências e opacidades das mesmas. Dessa forma, a tradição fotográfica das fotocolagens passa a ser atualizada ao universo digital por meio de colagens digitais”, destaca Fernando. 

O livro traz ainda textos e depoimentos dos membros da orquestra. Fernando explica que “as ações no Espaço Cultural da Grota são desenvolvidas por profissionais, monitores e voluntários, todos envolvidos na prestação de serviços de qualidade e no cumprimento da missão da entidade. Atualmente são atendidas mais de 250 crianças e jovens, distribuídos em atividades de segunda a sábado”, revelou ele. 

O Espaço Cultural da Grota foi fundado em 1983 e trata-se de uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, localizada na Grota do Surucucu, em São Francisco, Niterói. Na entidade são realizadas ações voltadas para promoção da cidadania através da cultura, da arte e da educação, além de projetos de formação musical, educação complementar, atendimento e promoção social. 

Este é o quarto livro lançado por Fernando Braune. No currículo estão as obras “Temporalis”; “O Surrealismo e a Estética Fotográfica; e “O Cinema e a Linguagem Fotográfica”. Braune já participou de exposições em Nova York, Florença, Paris, Barcelona, Londres, Milão e Estocolmo, além de galerias do Rio de Janeiro, Niterói e Nova Friburgo. Fernando foi ganhador do prêmio “Nápoles para Arte Contemporânea”, em 2014, em Nápoles, na Itália.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade