Exposição de carros antigos desperta a curiosidade dos friburguenses

quarta-feira, 06 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - A Praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro da cidade, voltou no tempo domingo, 3, com a exposição de carros das décadas de 1960 e 1970. Os veículos antigos, de proprietários sócios da Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo (Acanf), ilustram a história dos 50 anos – completados em 2008 - da indústria automobilística brasileira.

Os modelos nacionais predominavam entre os veículos expostos, principalmente uma Brasília azul de 1973, ano inicial de fabricação do automóvel, desenvolvido em homenagem à então moderníssima capital do país, construída 13 anos antes. O destaque da coleção de 20 carros, no entanto, era uma Mercedes de 1973, com 380 cavalos de potência, importada da cidade de Hamburgo, Alemanha, de propriedade do jornalista e político Carlos Lacerda, ex-governador do então Estado da Guanabara entre 1960 e 1965.

O veículo chamou a atenção de todos que passavam pela praça e paravam para dar uma espiadinha. “Estou achando muito interessante, principalmente, o veículo que pertenceu à figura histórica de Carlos Lacerda. Imagine só o que esse carro guarda de história, de fatos políticos importantes para o país”, ressaltou Pablo Toledo, professor de Geografia, que parou com os filhos para ver a exposição.

O presidente da Acanf (que já existe há 15 anos), Paulo Roberto Marques, agradeceu, em nome dos 40 associados do clube, ao secretário de Turismo, Sergio Madureira, pelo espaço cedido à exposição e o apoio aos colecionadores de carros antigos de Nova Friburgo. “Nossa associação já existe há mais de uma década e merece uma atenção especial, por preservar a história da indústria brasileira de automóveis e a evolução da tecnologia dos veículos. Estou grato pelo apoio da Prefeitura e espero poder realizar mais exposições em breve, com um número ainda maior de carros”, disse Paulo Roberto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade