Exposição da Guarda Suíça do Vaticano fica em cartaz até o fim do mês

Mostra faz parte das comemorações do mês da Suíça e reúne peças e fotos do uniforme militar da guarda pontifícia
quarta-feira, 12 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Exposição da Guarda Suíça do Vaticano fica em cartaz até o fim do mês

Foi inaugurada nesta segunda-feira, 10, a Exposição da Guarda Suíça do Vaticano, no Teatro Municipal Laercio Ventura. A mostra — uma parceria da Associação Nova Friburgo-Fribourg, Colônia Suíça, Casa Suíça e Diocese de Nova Friburgo com o Consulado Geral da Suíça no Rio, a Présence Suisse e a campanha Swissando — fica aberta ao público até o próximo dia 31, de segunda a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h, e vai em setembro para o Rio de Janeiro e em outubro para o Distrito Federal. A mostra faz parte das comemorações do mês da Suíça em Nova Friburgo, já que em 1º de agosto se homenageia a unificação da confederação helvética.

A Guarda Suíça pontifícia é a unidade armada mais antiga do mundo e seu dever é proteger o Papa permanentemente, missão que cumpre desde 1506. A indumentária típica foi desenhada por um comandante da guarda nos primórdios do século XX, seguindo o mesmo modelo até hoje. A exposição em cartaz é composta por painéis fotográficos e vitrines com peças do famoso uniforme militar.

Estiveram presentes na abertura o cônsul geral Giancarlo Fenini, o cônsul adjunto Christophe Vauthey e os assistentes do consulado Cláudio Baumann e Brunna da Silva, membros da Associação de Colônias de Nova Friburgo, dentre os quais Geraldo Thurler, que figurou frente ao evento e na sua organização, os vereadores Professor Pierre e Gustavo Barroso, presidente e membro, respectivamente, da Comissão de Turismo, Assuntos Exteriores, Cidades Irmanadas, Países Colonizadores, História e Patrimônio, além de Eduardo Vogt, também membro da comissão. “Além de saudar o coral infantil da Aliança Francesa pela bela apresentação na abertura da exposição, louvo a iniciativa dos organizadores e apoiadores dessa atividade, sobretudo em razão da temática e da relação que devemos manter com a Suíça”, destacou Pierre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: guarda suíça | Teatro Municipal Laercio Ventura | exposição
Publicidade