No ano em que se celebra os 200 anos de Nova Friburgo, o Estado do Rio também comemora. Graças à lei do deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pôde programar dezenas de atrações voltadas para o município, na capital. Em maio, uma extensa agenda vai destacar as potencialidades de Nova Friburgo, em uma das cidades mais visitadas por turistas de todo o mundo.
Com o bicentenário a ser comemorado no dia 16 de maio, o friburguense Wanderson Nogueira se empenhou para que eventos gratuitos, de qualidade e que pudessem divulgar a cidade fossem realizados no Rio de Janeiro. Através de uma parceria com a Alerj, o parlamentar convidou artistas para mostrar, através de seus trabalhos, a cidade em que vivem.
Nesta quarta-feira, 2 de maio, entram em cartaz três exposições: “Nova Friburgo – 200 anos”, da fotógrafa Regina Lo Bianco; coleção de bonecos de figuras históricas da cidade, criados em papel machê pelo artista plástico Zeppe; e centenas de trovas, uma tradição de Nova Friburgo. Neste mesmo dia, haverá, às 17h, uma mesa de debates no requintado Salão Nobre do Palácio Tiradentes, com o tema “Nova Friburgo por quem e para quem?”, na qual historiadores revelam os caminhos do município até aqui e destacam suas potencialidades. Participarão do debate, mediado por Ricardo Lengruber: Janaína Botelho, João Raimundo de Araújo, Rodrigo Marins Marretto, Maria Ana Quaglino, Ricardo da Gama Rosa Costa, Maurício Antunes Raposo e Sonia Regina Rebel de Araújo.
Na quarta-feira seguinte, dia 9, a partir das 10h, o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro vai promover uma audiência pública, pautando a agenda econômica de Nova Friburgo, com representantes do estado e dos polos cervejeiro, audiovisual, moda íntima e metal mecânico, culminando em uma grande exposição de produtos da cidade, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes.
O dia 17 de maio será reservado para o lançamento do movimento “O Melhor Frio do Rio”, e Wanderson Nogueira vai revelar os agraciados com a medalha “Tiradentes dos 200 anos de Nova Friburgo”, que foi escolhida por personalidades da cidade, coletivamente. A programação do estado faz parte do calendário oficial de celebrações do bicentenário do município e o deputado faz questão de frisar a importância da cidade para capital.
“Nova Friburgo é uma das cidades mais dinâmicas do Brasil, de uma beleza natural extraordinária e dona de uma história única formada por muitos povos. Esses aspectos oferecem ao Estado mais que exemplo, acima de tudo oportunidades. Trazer Nova Friburgo para o Palácio Tiradentes no bicentenário do município é fundamental para divulgar, debater e projetar o futuro para que os duzentos primeiros anos produzam legado aos duzentos que estão por vir”, destacou o parlamentar.
Veja a programação:
2 a 17 de maio - Exposição “Nova Friburgo 200 anos” com fotografias de Regina Lo Bianco, alameda dos trovadores, bonecos em papel machê do artista plástico Zeppe.
2 de maio, 17h - Mesa de debates no Salão Nobre do Palácio Tiradentes com o tema “Nova Friburgo por quem e para quem?”. Participação de historiadores de Nova Friburgo.
9 de maio, 10h - Audiência Pública do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro sobre a agenda econômica de Nova Friburgo. Colaboração de representantes do Estado, dos polos cervejeiro, audiovisual, moda íntima, agrícola e metal mecânico.
16 de maio – Bicentenário de Nova Friburgo.
17 de maio, 17h - Lançamento da campanha "O Melhor Frio do Rio", pré-lançamento do Festival Sesc de Inverno e anúncio dos agraciados com a Medalhas Tiradentes pelos 200 anos do município.
Deixe o seu comentário