Exportação e comércio varejista são o foco do Conselho da Moda

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Exportação e comércio varejista são o foco do Conselho da Moda
Exportação e comércio varejista são o foco do Conselho da Moda

Uma ação de lançamento do calendário de atividades do Plano Nacional de Cultura Exportadora está programada para acontecer em Nova Friburgo, no próximo dia 25. O evento foi definido durante a primeira reunião de 2014 do Conselho da Moda, realizada no final de janeiro, com a presença de Thayne Garcia, da subsecretaria de Relações Internacionais da Casa Civil.

O objetivo da ação é incluir a região no comércio exportador, aproveitando a visibilidade brasileira no âmbito internacional. Lançado em 2012, como iniciativa do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o plano teve adesão do estado do Rio de Janeiro, em 2013. "Nós estamos em um momento em que está em alta falar do Rio e falar do Brasil”, comentou Thayne durante a reunião.

A proposta do plano é oferecer ações ligadas à cultura exportadora nos estados brasileiros, por meio da mobilização e capacitação de gestores públicos, empresários de pequeno e médio porte e profissionais de comércio exterior. O trabalho é realizado a partir de cinco eixos temáticos: cultura exportadora; inteligência comercial e competitiva; ambiente de negócios; diversificação e qualificação da pauta exportadora; e promoção comercial. Interessados em conhecer o projeto podem obter mais informações no site www.pnce.rj.gov.br.


Projeto propõe grande feira de varejo no feriadão de abril

 O fortalecimento do comércio varejista é outra meta do polo de moda íntima para 2014. A organizadora da Fevest, a publicitária Valeria Lattanzi, apresentou na reunião um projeto para realização de uma feira de varejo, durante o feriadão que acontece entre os dias 18 e 23 de abril. Para ela, a venda no atacado sempre foi o foco da indústria têxtil e, com a consolidação da Fevest, o polo poderia pensar em estimular a venda no varejo e o turismo de compras.

O período sugerido, além de ser um feriado prolongado que atrai muitos turistas, antecede o Dia das Mães, que é uma das datas comemorativas mais rentáveis para o comércio. Segundo a presidente do Conselho da Moda, Nelci Layola Porto, deve-se pensar em realizar o evento de forma experimental este ano, devido à proximidade da data, e estimular seu crescimento para os próximos anos.

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