Expedição científica vai mapear rio Macaé

quarta-feira, 21 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A expedição científica Macaé Rio do Futuro foi lançada oficialmente em Nova Friburgo, na manhã desta segunda-feira, 19, num encontro no Salão Azul da Prefeitura. Constando do projeto Macaé Rio Sustentável, que conta com o patrocínio da Petrobrás Ambiental, a expedição tem como um de seus objetivos mapear a manancial da nascente à foz do rio Macaé.

Para mapear a fauna e a flora, identificar os impactos e as modificações que o manancial vem sofrendo ao longo dos seus 136 km de extensão, a expedição passará pelos municípios de Nova Friburgo, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé, com previsão de término no dia 31 de outubro. A equipe passará por pontos pré-determinados, como Lumiar, Cascata, Barra do Sana (captação de água da Cedae), passando pelo trecho retificado, até chegar a sua foz, na praia do Pontal, em Macaé.

O lançamento da expedição foi feito por Walblir Rozales, assessor da Secretaria de Meio Ambiente de Nova Friburgo, que representou o secretário Ivison Soares Macedo; pelo secretário de Meio Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz e pelo engenheiro João Bandeira de Freitas, coordenador da área de Projetos Especiais da Associação Candido Mendes de Ensino e Pesquisa.

Walblir agradeceu a visita de todos, parabenizou o projeto e disse que a expedição será importante também para Nova Friburgo, embora o município se abasteça 60% com águas do rio Grande. Ele lembrou ainda dos planos do Governo municipal para a questão hídrica: “estamos trabalhando para melhorar, nesses próximos anos, a qualidade da água de nossos rios. A primeira estação de tratamento de esgotos está sendo construída no bairro Olaria”, afirmou, referindo-se à implantação do sistema, como determinado pelo prefeito Heródoto, desde janeiro último, à concessionária de águas e esgotos.

Compromisso com o Meio Ambiente

Secretário de Macaé, Maxwell disse que está com grande expectativa no trabalho: “o rio Macaé é o rio que sustenta a bacia de Campos e, talvez, um dos mais importantes do Brasil”. E lembrou uma das vezes em que esteve com o prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello, na qual falou sobre o desejo de transformar a cidade em um parque ecológico, o que para o secretário foi muito positivo saber que, no poder executivo, há pessoas comprometidas com o meio ambiente.

A expedição teve início na manhã de terça-feira, 20, em Macaé de Cima. Oito integrantes da equipe (João Freitas, Evaristo Castro Jr., João Crisóstomo, Marcus Felipe, Antônio Torres, Erika Enne, Pedro Igor e um cinegrafista) terão percorrido uma trilha por aproximadamente duas horas até chegarem à nascente do rio Macaé. Em outras etapas se integram à equipe: Flávio Brasil e Leonardo Freitas.

Segundo o professor Evaristo de Castro Jr., do Departamento de Geografia da UFRJ, que acompanhará a pesquisa durante a expedição, “é muito importante mobilizar a sociedade para o uso racional e sustentável do rio Macaé. O resultado final fará parte de um banco de dados que ajudará todas as instâncias a preservá-lo. Cada um da equipe (geólogos, biólogos, engenheiros florestais, cinegrafista e jornalista) tem uma responsabilidade particular e são esses dados que nortearão os futuros trabalhos para a preservação do meio ambiente”.

Com o resultado, será produzido um mapa temático participativo em ambiente digital (georeferenciado), um documentário audiovisual e um livro, materiais que servirão de ferramentas estratégicas para apoiar o gestor público na tomada de decisões. Já o conteúdo didático será utilizado em ações de educação ambiental, envolvendo professores do ensino médio e secundário nas questões que envolvam a agenda ambiental local. Os resultados também deverão ser apresentados durante campanhas educacionais para alunos da rede pública de ensino.

Trajeto da Expedição Científica

20/10 – caminhada até a nascente do rio Macaé (análise entre a nascente e a Fazenda Verdum)

21/10 – análise do trecho entre a Fazenda Verdum e Rio das Flores

22/10 – análise do trecho entre Rio das Flores e Galdinópolis

23/10 – análise do trecho entre Rio das Flores e Galdinópolis

24/10 – análise do trecho entre Galdinópolis e Lumiar

25/10 – análise do trecho entre Galdinópolis e Lumiar

26/10 – análise do trecho entre Lumiar e Barra do Sana

27/10 – análise do trecho entre Barra do Sana e o início da retificação do rio (de rafting)

28/10 – análise do trecho entre Barra do Sana e o início da retificação do rio

29/10 – análise do trecho retilinizado do rio

30/10 – analise do trecho retilinizado do rio

31/10 – análise da foz do rio Macaé (saída de barco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade