Exercício e boa alimentação

Por Thereza Freire Vieira (*)
sexta-feira, 29 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Sempre que necessário, buscar ajuda do profissional da saúde.

A boa nutrição e o exercício regular são bons para todos os seres humanos. Respeitando as preferências individuais as refeições devem ser bem balanceadas.

Deve ser observada cada categoria básica de alimento: carne de vaca, frango, peixe, ovos, leite e derivados, cereais, vegetais e frutas. Os idosos necessitam menos calorias, que existem nos hidratos de carbono.

A dieta não pode eliminar o prazer de comer, mesmo que precise de uma dieta especial. Quando existe problema de mastigação, os alimentos devem ser semipastosos, amassados, batidos em liquidificador, sempre mantendo as quantidades de proteínas, vitaminas e hidratos de carbono, complementando com sorvetes e sucos de frutas. É importante que os idosos tomem as refeições junto com a família. As refeições devem ser feitas em pequenas quantidades e intervalos menores.

Os exercícios são importantes e devem ser orientado pelo médico, para melhorar a atividade respiratória e circulatória e a flexibilidade das articulações. Eles podem ser feitos até com os acamados.

Em vez das longas caminhadas, sempre que não sejam aconselhadas, fazer com intervalos curtos de dez minutos, três ou quatro vezes por dia.

Por pequeno espaço que tenha casa, muitas vezes deve ser utilizado para os exercícios. Evita o cansaço e é melhor aceito.

Observando-se o idoso vai-se sabendo do que ele mais gosta, fazendo das orientações do médico momentos de satisfação.

(*) – Médica Geriatra e escritora, colaboradora de jornais e revistas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade