Eloir Perdigão
O Rotary Club Nova Friburgo Imperador está comemorando 20 anos e juntamente com a Prefeitura de Nova Friburgo e parceiros, como A VOZ DA SERRA, presenteou a cidade com a palestra “O Brasil que dá certo – Case Gramado”, ministrada pelo ex-prefeito de Gramado-RS, Pedro Bertolucci, na noite de terça-feira, 28, no Nova Friburgo Country Clube. Trata-se de um trabalho de 40 anos realizado por uma equipe de profissionais e cidadãos liderados por Bertolucci, sem política, interesses e sem desvios de seu caminho. O mais interessante é que para realizar esse trabalho, o ex-prefeito esteve em Nova Friburgo há 25 anos para colher informações para a criação da Gramado de hoje.
Com a mesa formada pelo presidente do Rotary Imperador, Henrique Corrêa, pelo futuro presidente do clube, Ângelo Thurler, pelo prefeito Dermeval Neto e pelo secretário municipal de Turismo, José Motta, entre outros, Bertolucci se referiu aos momentos difíceis vividos pela população de Nova Friburgo diante da tragédia climática de janeiro passado. Mas emendou afirmando que, às vezes, é assim que uma cidade descobre novos caminhos.
De acordo com Bertolucci, em Gramado tudo começou do nada, a partir da década de 1950, até chegar onde a cidade chegou, sendo atualmente o terceiro destino turístico do Brasil. Apresentou o histórico da cidade e os principais eventos realizados, como a festa das hortênsias, o festival de cinema, o Natal Luz, a festa da colônia e o festival de turismo. Hoje Gramado tem 32 mil habitantes, oferece 11 mil leitos e recebe três milhões de turistas por ano. Seus produtos turísticos começaram pelo vime e passam pela indústria moveleira, malhas, cerâmica, o famoso café colonial, o galeto, o chocolate e o estilo arquitetônico. São realizados 300 eventos todo ano, entre grandes e “filhotes”, como definiu. “Nós não ficamos deitados em berço esplêndido e fomos buscar coisas novas”, comentou, chegando a promover desfiles criados pelo carnavalesco Joãozinho Trinta. O Natal Luz é desenvolvido em parceria com a comunidade à base de garrafas pet. Bertolucci frisou que para obter o sucesso atual, foi de fundamental importância o espírito participativo da comunidade gramadense.
O ex-prefeito citou que em Gramado há o ensino de turismo nas escolas; 90% de sua economia gira em torno do turismo, que é feito 365 dias por ano. Os eventos sustentam a baixa temporada e Gramado vive o pleno emprego há 15 anos. Para isso a cidade conta com estruturas hoteleira, gastronômica e de compras, aliadas à infraestrutura urbana, com acessos, estradas, limpeza e a harmonia homem-natureza, além da qualidade de vida, “que começa no bairro, pois a comunidade tem que ser parceira”. Uma das formas encontradas para essa participação foi a criação do “Fala Cidadão”, por telefone.
Pedro Bertolucci também falou de cadeia turística, quando se deve juntar os interesses da região, além de buscar o turismo internacional. Para ele, planejamento e gestão têm que andar juntos, além da sustentabilidade, com atenções para o crescimento ordenado, migrações e meio ambiente.
O ex-prefeito encerrou a palestra apontando que, com as conquistas, Gramado é hoje o terceiro destino turístico do Brasil. E foi enfático: “O turismo não pode ser amador, tem que ser profissional”.
Deixe o seu comentário