Ex-alunos do Colégio Anchieta relembram passado em encontro especial

A VOZ DA SERRA faz homenagem com depoimento da professora Ledir Porto
domingo, 20 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Alunos na tradicional foto em frente à fachada do colégio jesuíta
Alunos na tradicional foto em frente à fachada do colégio jesuíta

Ex-alunos do Colégio Anchieta na década de 80 reviveram no educandário os bons momentos dos tempos escolares em um encontro especial com os colegas de turma e os professores no feriado da Independência do Brasil. Houve uma missa em ação de graças, celebrada pelo padre Toninho, atual reitor. A recordação dos ex-alunos ganhou as redes sociais durante todos esses dias e quem participou emocionou-se com uma verdadeira viagem aos bons tempos da juventude. A emoção tomou conta de todos os presentes. A VOZ DA SERRA não poderia deixar de homenagear este momento, e pediu a uma das professoras da época, Ledir Porto, muito querida pelos alunos, para dar um depoimento sobre esse momento tão especial.

“Emoções traduzidas em lágrimas, revivendo a subida das ladeiras, entre as palmeiras imperiais. A visão de um prédio majestoso , belíssimo, patrimônio arquitetônico e cultural, bem ali na minha frente... Não era um sonho. Começava, em 1965, uma caminhada que se estendeu por 30 anos.
      Corredores imensos, salas repletas de estudantes que depositavam, ali ,a confiança de uma educação, não só acadêmica, mas de uma formação muito mais ampla, a consciência da cidadania, dos valores que os preparassem para enfrentar os desafios da vida.
      Assim aconteceu, nos dias 5 e 6 de setembro, o grande encontro de ex-alunos anchietanos. Abraços, beijos afetuosos e a concretização de um sonho, sonhado por uma dedicada e brilhante comissão organizadora, apoiada por um jovem anchietano, hoje Reitor do Colégio Santo Inácio e do Colégio Anchieta, Padre Toninho Monnerat. O tempo não passara. A nossa linda e florida Capela testemunhava aquele momento sublime, com a entrada do Celebrante. Missa. Canções. Palavras: amor e perdão. Padre Toninho fazia-nos refletir sobre estes sentimentos, tantas vezes esquecidos; outras tantas, cultivados...
      E, naquele momento, senti que havia lavrado o campo do meu trabalho e colhia, com enorme felicidade, o amor, dos meus meninos e meninas, em cada olhar, em cada sorriso, em cada gesto de carinho. Não há como descrever a beleza desse encontro tão pleno de emoções, tão pleno de pureza. Alegria própria das crianças e dos jovens que, com os corações pulsando de orgulho, retornavam ao nosso querido e centenário Colégio Anchieta.”

Ledir Porto se formou em Línguas Neolatinas em 1965 e, desde então, lecionou no Colégio Anchieta as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Francesa, Redação e Literatura Brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Encontro | ex-alunos | Colégio Anchieta
Publicidade