Na sétima edição da Olimpíada do Conhecimento realizada em São Paulo, em fins de novembro, o Senai Nova Friburgo mostrou por que há tantos anos é referência em educação profissional na região. Pela segunda vez, um representante da Unidade de Nova Friburgo foi medalhista naquela que é considerada a maior competição de educação profissional das Américas.
Ex-aluno do curso de Aprendizagem de Mecânica de Manutenção, no ano de 2009, Fábio Bertolino ficou em terceiro lugar no resultado geral por modalidade, conquistando a medalha de bronze. Depois de vencer as etapas municipais e estaduais, Bertolino confirmou a vaga para a etapa nacional da competição. Ele disputou e venceu três simulados com o candidato da Unidade Senai de Itaguaí.
Com a certeza da participação na etapa final da Olimpíada, o representante do Senai Nova Friburgo começou um intenso treinamento supervisionado pelo professor Marcos Alex, que foi o primeiro a trazer para Nova Friburgo e para o estado do Rio de Janeiro uma medalha na modalidade Mecânico de Manutenção nas Olimpíadas do Conhecimento.
A etapa nacional da Olimpíada durou quatro dias e Bertolino concorreu com 11 representantes de outros estados do Brasil. Além das provas de usinagem mecânica, eletropneumática, manutenção preditiva e manutenção mecânica, realizadas durante a competição, ele fez também quatro provas que envolviam atitudes pessoais, planejamento e resolução de situações problemas de alta complexidade.
As Olimpíadas do Conhecimento são a maior competição de educação profissional das Américas. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o evento é realizado a cada dois anos e reúne centenas estudantes de até 21 anos, dos cursos técnicos e de formação profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Durante a competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do cotidiano das empresas, dentro dos prazos e dos padrões internacionais de qualidade. Atualmente, a Olimpíada do Conhecimento funciona como uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria no Brasil.
Os melhores estudantes representam o Brasil no WorldSkills, torneio mundial de competência profissional. Na última edição, em 2011, realizada em Londres, na Inglaterra, o Brasil ficou em segundo lugar, atrás apenas da Coreia do Sul e à frente de países como Estados Unidos, Japão e Suíça.
Deixe o seu comentário