Eventos focados no meio ambiente se destacam cada vez mais

sexta-feira, 01 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A natureza em Nova Friburgo clicada por Henrique Pinheiro
A natureza em Nova Friburgo clicada por Henrique Pinheiro

O ano de 2017 foi reconhecido pela ONU como o ano do Turismo Sustentável. O turismo já foi o principal responsável pelas alterações ambientais em alguns lugares. Quanto mais crescia a demanda e o interesse por um destino, mais eram necessárias melhorias na infraestrutura.

Porém, com a crescente preocupação em relação à sustentabilidade, novos empreendedores, guias turísticos, agências e produtoras estão criando novos roteiros e atividades que influenciam o cuidado com a natureza e a preservação do meio ambiente.

Festival de Sustentabilidade

O Festival de Sustentabilidade reúne o Sílabas (Simpósio Latino Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade), a Expo Sustentável, o Espaço Sebrae, o Mercado Central – Edição Sustentável, e muitas outras atrações culturais e gastronômicas, palestras, oficinas, etc. O intuito do evento é debater e apresentar soluções sustentáveis para a sociedade.

O Festival acontece entre os dias 7 e 10 de setembro, a partir das 10h. A edição passada, realizada no Nova Friburgo Country Clube, contou com a presença de diversos especialistas no ramo e atraiu um público numeroso. Como a expectativa de público é igualmente grande este ano, a organização do evento levará o festival para a Praça do Suspiro.   

VI Endureco

O Endureco, que já está em sua 6ª edição, é uma prova de enduro a pé (trekking), um desafio em que é necessário superar obstáculos naturais percorrendo estradas, trilhas, riachos e montanhas em um tempo pré-estabelecido pela organização do evento.

O VI Endureco é um evento que concilia diversão e competição ao mesmo tempo, e que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico. Serão 150 participantes, que devem se unir em grupos de 2 a 6 pessoas para cumprir as provas. A 6ª edição acontece no dia 10 de setembro, domingo, às 8h, e é realizada pela 4x4 Cantos Ecoturismo.

Nova Friburgo e as atrações sustentáveis

No dia 13 de setembro, acontecerá a 9ª Feira da Sociobiodiversidade, realizada pela Usina Cultural. A Feira reúne diversos produtores orgânicos e oferece ao público alimentos frescos e saudáveis, além de bebidas artesanais e produtos sustentáveis.

O calendário friburguense está repleto de atrações que se preocupam com a saúde da sociedade e com a sustentabilidade do meio ambiente em que vivemos. A indústria turística, consequentemente, cada vez mais atrai um público que sabe a importância da preservação e busca cuidar da natureza para poder aproveitá-la da melhor forma.  

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Acianf
Publicidade