Evento pelo Dia da Árvore movimenta a Praça Dermeval

sexta-feira, 23 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O Projeto Florestar & cia.com não deixou passar em branco o Dia da Árvore e comemorou a data com distribuição de sementes de espécies nativas na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A iniciativa atraiu a atenção de quem passava pelo local na última quarta-feira, 21, e foi promovida pelo 13º ano consecutivo. Mudas de árvores como ipê roxo e araucária além de marcadores de livros e panfletos com dicas de preservação ambiental foram distribuídas a um público diversificado.

A exemplo dos anos anteriores, a ação teve como objetivo chamar a atenção da comunidade para as questões ambientais, em especial a importância das árvores. Para isso, foi preparado um panfleto repleto de informações sobre as múltiplas funções da árvore. “Seu feito mais importante é purificar o nosso ar. Nas matas é fator essencial para a manutenção da vida de vários animais como também na manutenção dos mananciais de água”, destacou um trecho do folheto.

A comemoração cumpriu com a proposta de estimular a população a se engajar em movimentos pela manutenção consciente das árvores, principalmente em áreas urbanas. A realização ficou a cargo de Luiz Latour, coordenador do projeto Florestar e figura atuante nas ações de preservação ambiental do município.

Projeto Plantando uma Nova Friburgo

Outra ação que marcou as comemorações pelo Dia da Árvore na cidade foi o pontapé inicial do projeto “Plantando Uma Nova Friburgo”, promovido pelo SBT em parceria com as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Comunicação Social. A iniciativa consiste no plantio de mudas de árvores por alunos da rede pública municipal de escolas localizadas em Conselheiro Paulino, Córrego Dantas, Floresta, Jardim Califórnia, Rui Sanglard e Vila Nova.

O projeto prevê o plantio de mais de 5.000 mudas de árvores em vários espaços da cidade. O objetivo é despertar a garotada para a importância do respeito à natureza para a melhoria da qualidade de vida e a preservação do planeta.

Uma data que merece ser comemorada

O Dia da Árvore costuma ser comemorado em vários municípios do Brasil por seu significado para o meio ambiente. A escolha da data não foi por acaso e deve-se à chegada da estação Primavera, quando as muitas espécies de árvores estão mais bonitas, floridas e frondosas. Apesar de sua importância ecológica, o crescente processo de industrialização e desenvolvimento tem aumentado o desmatamento e a destruição de milhões de árvores em todo o mundo.

Por outro lado, é cada vez maior a conscientização sobre o valor da preservação da natureza para manter o equilíbrio do planeta. Muitas são as entidades e pessoas que vêm se engajando para mostrar que as árvores são vitais para a população não só em beleza como em qualidade de vida. Em termos paisagísticos, uma cidade arborizada funciona como um corredor ecológico natural bastante agradável para a comunidade, oferecendo sombra e um belo visual com suas folhas e flores. Sob o aspecto ambiental, as árvores amenizam a temperatura, melhoram a qualidade do ar, evitam erosões, abafam ruídos, contribuem para proteção dos solos, rios e nascentes, além de fornecerem abrigo e alimento para os pássaros, contribuindo para a preservação da vida silvestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade