A Praça Dermeval Barbosa Moreira ficou movimentada ontem, 22. Tudo por conta do evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, que reuniu estandes de algumas secretarias municipais e de instituições ambientais e educacionais da cidade até o início da tarde. A ação atraiu a atenção de quem passou no local e contou com distribuição de folhetos sobre preservação ambiental, prevenção à dengue e uso responsável da água. Outro destaque da programação foram os serviços de aferição da pressão arterial e teste de glicose além de distribuição de mudas de árvores nativas e dicas sobre segurança em caso de chuvas.
Vale destacar que este ano, os temas escolhidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar a data foram: água e segurança alimentar, águas além fronteiras, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano. Por conta disso, alguns estandes como o da Concessionária Águas de Nova Friburgo e da Agenda 21 Nova Friburgo contavam com cartazes e folhetos contendo curiosas informações sobre o consumo diário de água dos brasileiros, que chega em média a 5, 559 mil litros. A estimativa é feita com base na soma de toda água utilizada direta e indiretamente na produção de bens de consumo e nas ações cotidianas.
As atividades cumpriram com a proposta de chamar a atenção da população para a questão da escassez de água devido ao consumismo exagerado, o aquecimento global e o mau gerenciamento dos recursos hídricos. Também participaram da ação, as secretarias de Defesa Civil, Esportes, Vigilância em Saúde Ambiental além do Projeto Florestar e Universidade Estácio de Sá.
Você sabia?
Além da água que é gasta diariamente nas atividades cotidianas, cada brasileiro consome o recurso de maneira indireta através dos produtos utilizados no dia a dia. Isso porque para a fabricação de roupas, alimentos, eletrodomésticos e veículos, uma quantidade considerável de água é utilizada. Daí a importância da adoção de práticas como o consumo consciente e a reciclagem para poupar os recursos hídricos. Confira na ilustração abaixo, o volume de água necessário para a produção de alguns produtos.
Deixe o seu comentário