Evento na praça marca dia de combate às hepatites virais

sexta-feira, 30 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Evento na praça marca dia de combate às hepatites virais
Evento na praça marca dia de combate às hepatites virais

Nova Friburgo também contou com um evento pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, comemorado dia 28. A data foi marcada com mobilização de saúde que movimentou a Praça Dermeval Barbosa Moreira na manhã de quarta-feira, 28. A equipe da Fundação Municipal de Saúde (FMS) distribuiu folhetos, preservativos e tirou dúvidas da população sobre as formas de contágio e prevenção da doença, que pode afetar o fígado de forma lenta e silenciosa, sem nenhum sintoma aparente.

Promovido em parceria com o Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, o evento ofereceu vacina contra hepatite B a grupos considerados de maior vulnerabilidade, como profissionais de saúde, manicures, pedicures e podólogos, lixeiros, tatuadores, profissionais do sexo, carcereiros, caminhoneiros, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais, entre outros. Também foi disponibilizado a esses grupos exame de sangue para detecção de hepatites B e C, HIV e sífilis.

O evento cumpriu com a proposta de chamar a atenção da comunidade para a importância da prevenção e dos cuidados gerais como usar sempre preservativos nas relações sexuais e exigir a utilização de materiais devidamente esterilizados ou descartáveis em serviços de saúde, salões de beleza, estúdios de tatuagem e piercing. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, milhões de brasileiros podem ser portadores dos vírus das hepatites sem saber. Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para cirrose e câncer de fígado, daí a importância das campanhas de conscientização como a realizada na praça.

Vale destacar as hepatites B e C são transmitidas pelo sangue, sendo que a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e cem vezes mais fácil de pegar do que o HIV. Por isso, se prevenir contra as hepatites também é uma forma de se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis e do vírus HIV. Outra medida fundamental para evitar danos irreversíveis e aumentar as chances de cura da doença é o diagnóstico precoce.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade