Evento na Praça Dermeval marca o Dia Mundial da Saúde

Este ano, a data teve como foco a alimentação saudável e segura e contou com a participação do Sítio Cultivar
quinta-feira, 09 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Este ano, a data teve como foco a alimentação saudável e segura e contou com a participação do Sítio Cultivar (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
Este ano, a data teve como foco a alimentação saudável e segura e contou com a participação do Sítio Cultivar (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

Nova Friburgo não deixou passar em branco o Dia Mundial da Saúde, comemorado na última terça-feira, 7. A data foi marcada com uma ação que movimentou a Praça Dermeval Barbosa Moreira com diversas atividades voltadas à prevenção de doenças. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através das Subsecretarias de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde.

Este ano o tema do Dia Mundial da Saúde foi “Alimento seguro: do campo para a mesa”, com cinco pontos trabalhados junto à população: limpeza dos alimentos, separação dos alimentos crus dos cozidos, cozimento completo, conservação em temperatura segura e uso de matérias-primas seguras. A iniciativa contou com a participação do Sítio Cultivar, referência em Nova Friburgo e região na produção de alimentos orgânicos.

Profissionais de diversas áreas da saúde, em parceria com instituições públicas e privadas, também estiveram presentes na ação, que cumpriu com a proposta de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e a alimentação. As instituições de ensino Unesa, UFF, Cederj, Senac e a Escola Técnica de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima participaram do evento com seus respectivos alunos, prestando orientações e realizando testes de glicemia e aferição da pressão arterial. Já a equipe do Centro de Cidadania LGBT realizou distribuição de materiais educativos e orientações específicas sobre os serviços prestados.

O clima festivo do evento ficou por conta do Centro de Convivência para Idosos, que promoveu atividades de alongamento e apresentação de Zumba, uma mistura de exercício com coreografias latinas. O casal Bráz Henrique e Wilma Heckert passou pela praça para aguardar a apresentação e aprovou a iniciativa. “Esses mutirões são bons para distrair e poder cuidar da saúde. Como sou diabética, sempre aproveito para fazer o teste de glicose e medir a pressão”, disse Wilma.

Vale destacar que a ação contou ainda com a participação dos Programas Municipais de Saúde que atuam nas áreas de combate ao tabagismo, nutrição e vigilância ambiental. O ônibus da Saúde Bucal fez aplicação de flúor e distribuiu kits de higiene bucal para o público infantil.

Origem da data

A data foi criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. O 7 de abril foi estabelecido para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.

  • A aferição da pressão arterial foi um dos serviços oferecidos  (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    A aferição da pressão arterial foi um dos serviços oferecidos (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • A ação movimentou a Praça Dermeval Barbosa Moreira na última terça-feira (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    A ação movimentou a Praça Dermeval Barbosa Moreira na última terça-feira (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade