Evento na Praça Dermeval Barbosa Moreira marca Dia Nacional de Luta Antimanicomial

segunda-feira, 21 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Evento na Praça Dermeval Barbosa Moreira marca Dia Nacional de Luta Antimanicomial
Evento na Praça Dermeval Barbosa Moreira marca Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Flávia Namen

Comemorado em 18 de maio, o Dia Nacional de Luta Antimanicomial contou com um animado evento na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Equipe e usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Nova Friburgo (Caps) montaram um estande no local para divulgar o trabalho desenvolvido pela instituição, que é referência na cidade no tratamento de pessoas com sofrimento mental. O evento atraiu quem passava pela praça e contou com atividades de dança, discursos alusivos à data, distribuição de plantas do Horto Leandro e de folhetos sobre as atividades oferecidas pelo Caps.

Outra atração do evento foi o estande repleto de objetos artesanais como bijuterias, caixas e bandejas de mosaico e panos de prato bordados, produzidos pelos usuários nas oficinas terapêuticas do Caps. Destaque também para a equipe de profissionais e usuários do centro, que foram para a praça com camisetas pretas contendo uma mensagem sobre a importância da humanização do atendimento psiquiátrico. “Queremos mostrar à sociedade que o nosso trabalho dá certo e que os portadores de transtornos mentais têm o direito de estar no convívio social e receberem apoio para sua reinserção na sociedade”, explicou a coordenadora do Caps, Angela Maria Moura Rezende, há oito anos à frente da instituição.

Humanização do atendimento

Fundado em junho de 2004, o Caps é um serviço público municipal pioneiro na área de saúde mental, vindo ao encontro do que determina a Reforma Psiquiátrica Brasileira, que atende as diretrizes da Lei Federal 10.216. Promulgada em 2001, a lei prescreve que os portadores de transtornos mentais devem ser cuidados com humanidade e respeito e, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental. Determina também que o tratamento deve ocorrer da forma menos invasiva possível, visando à inserção na família, no trabalho e na comunidade.

O atendimento prestado pelo Caps é decorrente desta reforma, onde o foco do tratamento sai da instituição hospitalar e se concentra no convívio humano e social. Localizado em uma ampla e confortável casa na Avenida Comte Bittencourt 142, o centro funciona como um segundo lar para os usuários inscritos. No local são oferecidos cuidados individualizados através de uma equipe multidisciplinar e atividades terapêuticas como de marcenaria e artesanato, estimulando a expressão artística dos usuários e favorecendo a reinserção profissional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade