Evento na CDL mostra a empresários vantagens do Cartão BNDES

segunda-feira, 26 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Cerca de cem empresários participaram no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na última quarta-feira, 21, de seminário para apresentação do Cartão BNDES, recurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social que permite a compra de máquinas, equipamentos, matérias-primas e insumos para os setores metal-mecânico, têxtil, hoteleiro, de confecção, alimentação, autopeças e comércio, além do financiamento de serviços de inovação. O evento foi promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (SindMetal) e pelo Instituto Metal-Mecânico (IMMec) de Nova Friburgo, em parceria com a CDL, o Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio), a Firjan e a Prefeitura Municipal.

Os técnicos Mônica de Souza Abdalla e Thiago de Paula enumeraram para os empresários as principais vantagens do Cartão BNDES: crédito rotativo e pré-aprovado; limite de crédito de até R$ 500 mil por cartão, por banco emissor; prazo de pagamento de até 48 meses, com prestações fixas e iguais; isenção de cobrança de anuidade; taxas de juros atrativas. Thiago destacou que o cartão pode ser utilizado na aquisição de mais de 110 mil ítens de variados setores, entre computadores, móveis e utensílios, materiais para construção civil, autopeças e pneus para ônibus, caminhões, tratores, máquinas agrícolas, industriais e rodoviárias. Mônica acrescentou que o cartão também financia serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e muda para melhor a cada ano, adequando-se às necessidades das empresas.

Após a explanação, foi aberto debate com empresas usuárias do cartão, como compradoras ou fornecedoras, sobre as experiências com a linha de crédito. Fizeram parte da mesa-redonda os dois técnicos do BNDES; o presidente da CDL e do SinComércio, Braulio Rezende; o presidente do SindMetal, Cláudio Tangari; o presidente da Firjan, Carlos José Ieker dos Santos; e a analista financeira da Fábrica de Rendas Arp, Thiene Martins. Os técnicos se dispuseram a levar ao banco sugestões de empresários de Nova Friburgo sobre os tipos de insumos e fornecedores que gostariam de ver incluídos no cartão.

Braulio Rezende chamou atenção para o fato de ser do comércio a maior fatia de participação no Cartão BNDES — 56,9 por cento de unidades emitidas por setor. Ele disse que o evento era importante para o comércio porque normalmente os empresários lojistas enfrentam dificuldades de acesso a linhas de crédito.

Cláudio Tangari comentou que considera o Cartão BNDES imbatível na agilidade. Carlos Ieker observou que, usado como cartão de crédito comum, ele dá dinamismo ao mercado.

Representantes de Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Visanet e Redecard atenderam pessoalmente, no fim do evento, os empresários que se interessaram em solicitar o Cartão BNDES, fornecendo a eles detalhes dos financiamentos e indicando as melhores opções para cada empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade