Eloir Perdigão
O 5º Olaria Fashion foi realizado no sábado, 27, em trechos interditados ao trânsito das ruas Presidente Vargas, São Roque e Raul Veiga. As lojas de lingerie participantes do evento faziam promoções para atrair a clientela, enquanto crianças e adultos aproveitavam os eventos nas ruas. As crianças se entretinham no castelo, no balão pula-pula, cama elástica, centopeia e escorrega inflável; já os adultos aproveitavam para conferir a pressão arterial e fazer testes de glicemia num estande da Unimed. Num palco armado na confluência das ruas Presidente Vargas e Raul Veiga, música eletrônica e desfiles.
UM GRANDE EVENTO SÓ PARA A MODA ÍNTIMA – Débora de Souza Neves trabalha como vendedora no polo de moda íntima de Olaria há 20 anos. Ela o viu crescer. Apesar do investimento feito pelos confeccionistas e lojistas, a vendedora julga haver necessidade de mais incentivo por parte do governo municipal.
Para Débora, os confeccionistas se esmeram para melhorar seus produtos e algumas marcas já são conhecidas nacional e internacionalmente. A clientela já ultrapassa as fronteiras do país.
Só para citar dois exemplos, são comuns as vendas do polo de moda íntima de Olaria para Angola e Chile. Além disso, a moda íntima de Olaria é enviada para todo o Brasil, com destaque para Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso. Na opinião da vendedora, eventos como o Olaria Fashion são importantes para alavancar as vendas no setor. Mas isso não é tudo. Em sua opinião o governo municipal deveria dar mais incentivo à moda íntima friburguense, ajudando na divulgação desse que é o principal polo de moda íntima brasileira na mídia de todo o país. A fama da moda íntima friburguense foi construída à base de muito esforço dos confeccionistas. A vendedora sugere que, a exemplo do Olaria Fashion, o governo municipal deveria criar um grande evento—talvez anual—para mostrar a moda íntima de toda a cidade para todo o Brasil. “Como há em Barretos, com o rodeio, Holambra, com as flores, deveria haver uma festa anual da lingerie em Nova Friburgo”.
ESPAÇO ABERTO PARA NOVOS INVESTIDORES DO SETOR – Um dos entusiastas do Olaria Fashion é o empresário João Batista Machado. Ele lembra a loja pioneira do setor de moda íntima de Olaria, de propriedade de Carlos Cipriano (ainda existente). Os dois começaram a trabalhar na divulgação dos produtos no Rio de Janeiro e a estratégia deu certo—o setor foi se desenvolvendo e hoje são 135 lojas só em Olaria, que geram cerca de 500 empregos diretos, sem contar as confecções.
O Olaria Fashion surgiu da necessidade de propagar o setor de moda íntima do bairro. Foram realizados quatro desses eventos em sequência—porém, o último, quatro anos atrás. Para a realização da quinta versão, este ano, foi de fundamental importância o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf).
Um dos objetivos do 5º Olaria Fashion foi recuperar a afluência dos compradores, abalada depois da tragédia de janeiro passado. Muitos clientes ainda não retornaram. “Então nós estamos fazendo este evento para mostrar que Olaria é um bairro que nem atingido foi, continua normal, todos podem vir e comprar em Nova Friburgo”, frisa.
Machado, inclusive, lembra que o polo de moda íntima de Olaria ainda tem espaço para novos investidores. Os empresários continuam se instalando no bairro e, em um ano, 20 novas lojas foram abertas. Os detalhes podem ser obtidos na Acianf ou com o próprio Machado, que como um dos empresários mais antigos, está sempre aberto a atender e prestar informações aos novos investidores do setor em Olaria.
Com o apoio da Acianf, Machado pensa em motivar os demais empresários de Olaria a dar sequência ao Olaria Fashion e, bem provavelmente, realizá-lo duas vezes ao ano. O sucesso da quinta versão o anima para isso.
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