Evento é lançado com promessa de instalação de escritório da Fiperj em Nova Friburgo

segunda-feira, 04 de novembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Evento é lançado com promessa de instalação de escritório da Fiperj em Nova Friburgo
Evento é lançado com promessa de instalação de escritório da Fiperj em Nova Friburgo

Começou o 7º Festival de Truta de Nova Friburgo, lançado oficialmente na Praça Dermeval Barbosa Moreira — Centro de Turismo, onde está montada a Casa da Cultura —, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Regional de Abastecimento e Pesca (Sedrap), Felipe Peixoto, e de seu coordenador, Naim Rocha. 

Felipe Peixoto aproveitou a ocasião para anunciar a instalação de um escritório da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), em Nova Friburgo. A Fiperj já conta com um escritório que atende as regiões Serrana e Centro-Norte, em Cordeiro, mas, segundo o secretário, é necessário ter um na cidade para o melhor aproveitamento do potencial da região. 

"A Fiperj só estava presente na cidade do Rio, com uma estação de pesquisa, e em Niterói. Toda vez que algum produtor do interior precisava de assistência, ela vinha de Niterói, mas isso não funciona, o piscicultor precisa de orientação e acompanhamento da produção de forma permanente”, explicou Felipe. 

Segundo ele, quando sua equipe assumiu a secretaria houve a preocupação de centralizar as ações e criar sete escritórios regionais: Costa Verde, Metropolitana, Sul, Norte, Noroeste, Serrana e Baixada Litorânea, "o que permitiu nossa presença no dia a dia, com técnicos altamente qualificados, preparados para prestar assistência, e permitindo que aquelas pessoas que têm interesse em desenvolver essa atividade, aproveite a oportunidade”, ressaltou.

Alguns investimentos já vêm sendo feitos para orientação ao piscicultor, otimização da produção e comercialização mais eficiente. Já foram entregues dois caminhões para a região, um em Macuco, para transporte de peixes vivos, e outro para Nova Friburgo, que recolhe a produção e faz a distribuição em estabelecimentos comerciais. Em uma parceria com uma empresa da região, está sendo desenvolvida uma ração específica para a truta. 

Sobre o festival, Flávio Stern, presidente do Nova Friburgo e Região Convention & Visitors Bureau, também presente no evento, afirmou: "Queremos expandir o festival levando-o para outros locais e públicos diversos, para que não fique restrito aos restaurantes. Além do livreto tradicional, estão sendo distribuídas 29 filipetas com receitas. Aos sábados, durante o festival, contaremos com o apoio do projeto Mão na Massa, tendo a truta como protagonista”. 

A instalação do escritório em Nova Friburgo vai viabilizar uma ajuda mais direta e constante, com realização de cursos e palestras, e facilitar algumas questões administrativas, como o acesso ao crédito, e a simplificação das licenças ambientais. Uma palestra já foi realizada na cidade, para disponibilizar aos produtores as informações de como conseguir o selo de sustentabilidade, e assim ter seu produto comercializado nas Olimpíadas de 2016.

"Quando passamos a nos preocupar em estar próximos, o custo da produção e do produto final diminui. Com isso ganha o produtor, que vai poder produzir com mais eficiência, e o consumidor final, que consegue adquirir um peixe de melhor qualidade por um preço mais acessível. Estamos criando uma cadeia para permitir que esse pescado seja comercializado”, explicou o secretário. 

De acordo com ele, o objetivo nesse momento é montar o escritório, e com isso, apoiar aquelas pessoas que, por algum motivo, pararam de produzir. "Se conseguirmos que esses piscicultores voltem, já será um enorme avanço, e eu tenho certeza que com eles voltando à ativa, novos produtores se interessarão”. Alguns cursos já são oferecidos, como processamento de pescado, piscicultura, ensinando o manejo da truta, e reprodução.

"No curso de processamento do pescado, por exemplo, a gente ensina, através de uma despoupadeira, o reaproveitamento de tudo que sobra após a retirada do filé, pra fazer hambúrguer, nuggets, entre outros, com os quais podemos incrementar a merenda escolar da região”, completou.

Sobre o festival, o secretário se mostrou otimista, "Estamos muito felizes em poder apoiar esse evento, e ver a dimensão que está tomando. Nosso desejo é que com este evento, Nova Friburgo seja conhecida, também, como cidade da truta, e que o visitante possa comer um pescado de qualidade.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade