Evento dedicado aos animais movimentou o pátio do CNSD

sexta-feira, 09 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD) recebeu visitantes especiais esta semana. Animais das mais variadas espécies foram os convidados de honra do evento promovido em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Como o dia dedicado ao santo caiu no domingo, a direção do colégio comemorou a data na última quarta-feira, 7, com uma série de atividades no pátio interno da escola. O evento reuniu alunos do pré-escolar e ensino fundamental, pais e professores, além de pessoas e entidades que atuam na cidade em prol dos direitos dos animais.

Um dos destaques da programação foi a exposição de animais para adoção e o lançamento da campanha Adotar é um gesto de amor, idealizada pela equipe do colégio, com o objetivo de incentivar a prática entre as famílias dos alunos. “Estamos abraçando essa causa com a proposta de mostrar a importância desse ato de generosidade, que contribui para reduzir o número de animais abandonados nas ruas e vítimas de maus-tratos”, destacou a diretora do CNSD, Jean Beatriz Fersura Wermellinger.

O aluno Humberto Felga de Moraes, do 4º ano do ensino fundamental, foi o primeiro a aderir a campanha e adotou um dos animaizinhos expostos pela ONG Univida, em parceria com Maria Cristina Pacheco, dona de um canil na Fazenda da Laje. Humbertinho se encantou com um filhote mestiço de bull terrier e decidiu levá-lo para casa. “Já temos cães de várias raças, mas meu filho se apaixonou por esse filhote e decidimos adotá-lo”, disse a mãe Bianca Tempone, enquanto assinava o termo de compromisso.

A Prefeitura de Nova Friburgo também participou do evento que contou com um estande da secretaria de Meio Ambiente. “Estamos aqui apoiando essa campanha de adoção lançada pelo colégio. É importante que todos se conscientizem que essa é uma forma de colaborar com o bem estar dos animais”, disse Carla Freire, que trabalha no setor de proteção animal da secretaria.

Benção especial aos bichinhos de estimação dos alunos e famílias

O ponto alto da programação foi a benção especial aos animais, dada pelo padre Salomão Soares de Oliveira, da Capela de Santo Antônio. Cães, gatos, pássaros, peixes e até coelhos e ramsters dos alunos e de pessoas da comunidade foram abençoados pelo padre, após várias orações.

O chefe de instrução do Tiro de Guerra de Nova Friburgo, sargento Isaías Henrique de Oliveira, fez questão de abençoar sua rottweiller Dandara, de 3 anos, que chamava a atenção pelo porte. “Acho importante participar deste tipo de evento”, disse ele ao lado da filha Juliana, aluna do 2º ano do ensino fundamental.

Várias pessoas que trabalham em prol dos animais também marcaram presença no evento, como Vera Barreto, uma das colaboradoras do canil de Cristina, que abriga mais de 180 cães e gatos recolhidos nas ruas. “Essa iniciativa é fundamental para educar as crianças e a comunidade sobre a responsabilidade que os donos de animais devem ter. Os bichos de estimação exigem atenção, carinho e cuidados por muitos anos”, disse ela.

Promovido pelo segundo ano consecutivo, o evento repetiu o sucesso do anterior e cumpriu com a proposta de conscientizar os alunos sobre a importância de amar, respeitar e proteger os animais. Além de se confraternizar, a garotada aprendeu ainda mais sobre a valorização do bem-estar destes seres. Vale destacar que, de acordo com a Lei 9605/98, abandonar ou maltratar animais é crime sujeito à pena de detenção de três meses a um ano e multa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade