Três dias, 50 horas, cinco modalidades disputadas (skate, street ball, patins, trilha e BMX), dezenas de atletas de Nova Friburgo, um grande público, com frequência rotativa de mais de seis mil pessoas na Praça Dermeval Barbosa Moreira no último fim de semana, de sexta a domingo. Este foi o clima do Nova Friburgo Radical Street, organizado pelas secretarias municipais de Esportes, Cultura e Turismo. Da abertura, na sexta-feira, 5, até o fim, no domingo, 7, a praça ficou superlotada de desportistas, familiares e amigos, relembrando um tempo que há mais de 15 anos não se via por aqui, quando Nova Friburgo era polo da Região Serrana em várias modalidades esportivas. “O secretário Frank James está de parabéns, pois nos devolveu os dias de glória do esporte local, levantando nossa autoestima e colocando novamente a cidade entre as principais promotoras de esportes da região”, afirmou a professora Irene Blanck Drischel.
Outro motivo de muita satisfação foi o 1° Trilhão de Nova Friburgo, que em pouco mais de quatro horas reuniu mais de mil motociclistas, percorrendo 70 quilômetros dentro do município, unindo esporte, lazer e belezas naturais. A largada e chegada também foram na praça e no fim houve sorteios de brindes, culminando com uma moto Honda, que teve como ganhador Eliandro Espíndola, o Batata, residente em Bom Jardim.
Paulistas de nascimento, os grafiteiros Rafael e Paulista participaram do grande evento, mostrando sua arte com belos desenhos expostos na praça, com o intuito de divulgar que grafiteiro é uma arte, totalmente diferente do que seja pichador. “Não vivemos disso, mas sempre tivemos total apoio das autoridades, pois é uma profissão bastante bonita”, destacou Rafael, corroborado por Paulista: “Espero que nos convidem outras vezes para vir a Nova Friburgo, pois gostamos muito da cidade e queremos divulgar mais esse trabalho”.
Como esporte e música combinam muito bem, as secretarias também promoveram desafio de MCs, com a presença de dezenas de MCs da cidade, fazendo suas rimas e entusiasmando o público com tanto improviso.
O evento não só movimentou a Praça Dermeval Barbosa Moreira, mas todo o centro da cidade. Exemplos disso foram os restaurantes e as barracas do Domingo Doce, que tiveram filas para almoço e jantar. Os doces e salgados da feirinha acabaram antes mesmo do fim do dia. “Tivemos um lucro fantástico e estamos gratos por isso”, salientou Carlos Augusto, um dos integrantes do Domingo Doce.
Realmente foi um excelente trabalho, bastante intenso, mas muito satisfatório, notadamente para a equipe da Secretaria Municipal de Esportes, o subsecretário Rui Silva e o secretário Frank James. “Estamos muito felizes e certos de que devolvemos a alegria ao nosso povo, pois o esporte voltou a ser praticado na cidade. Fazer esportes, incentivar os nossos jovens a praticá-los, para que possam ser homens bem formados, é um de nossos objetivos principais”, destacou Frank James, apoiado pelo colega Rui Silva. “Há muito tempo não víamos essa praça lotada. Acertamos, vimos a população vir de novo para a praça e o melhor, os três dias acompanhando de perto essa nova história do esporte municipal”, disse Rui.
É importante também ressaltar o pensamento do governo municipal, juntando três secretarias num mesmo evento. “É uma ideia nova, o nosso prefeito quer unir a cidade, por isso alguns eventos são realizados em conjunto. Isso aqui é o maior exemplo de que estamos no caminho certo, a juventude na rua, a família friburguense participando, os atletas se desenvolvendo e o esporte em evidência novamente”, acentuou Roosevelt Concy, secretário municipal de Cultura.
Os organizadores agradecem aos patrocinadores Mate Leão, Ventura Chocolates, Nestlé, Colégio Nossa Senhora das Dores, Gráfica Aline, Prodesporte e Água Mineral. Procurando incentivar a Secretaria de Esportes premiou alguns vencedores de modalidades com medalhas e o resultado foi:
Desafio de MCs
1° - Rafael Feijão
2° - Mc Felipe
3° - MC NT
Bataha de MCs
1° - DG
2° - B.Boy 05
3° - B.Boy R%
Mostra de dança (grupos)
1° ACT (Ação nas Ruas)
Mostra de dança solo (By Boy)
1° - Thauan
2° - Master 2
3° - Gustavo
Patins (amador)
1°- Gabriel
2° - Henrique
3° - Felipe
Skate (mirim)
1° - Elton
2° - Paulo
3° - Guilherme
Skate (Iniciante)
1° - Felipe (O Xipe)
2° - Mailon
3° - Gabriel
Skate (amador)
1° - Danilo
2° - Roger
3° - Airton
BMX
1° - Rafeel
2° - Kamikase
3° - Wilson
Street ball - sub-13
1° -SEF/Ventura
2° - Seilá
Street ball – sub-15
1° - SEF/Ventura
2° - Pó Royal
Street ball – sub-17
1° - Ronaldo
2° - Esquadrilha da Fumaça
Street ball sub-21
1° - Sefiranha
2° - Brequinha
Esperança de Duas Barras
Nascido e residente em Duas Barras, o jovem atleta Jandir Silva Oliveira, 19 anos, é uma das grandes esperanças dos esportes radicais da região. Ele não conseguiu medalhas, mas ficou bem classificado em todas as modalidades que disputou e se transformou na principal revelação do show de esportes radicais de Nova Friburgo.
Sua habilidade impressionou o secretário de Esportes, Frank James, que já o convidou para participar de outras provas. “Esse rapaz é muito técnico, ele tem habilidade e pode ser uma esperança para a nossa região”, ressaltou o secretário.
Estudante do 1° ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Almirante Protógenes, em Duas Barras, Jandir espera agora conseguir patrocinadores na sua terra para os próximos eventos de que participará.
Criatividade e fé
O MC Rafael Feijão, ganhador do desafio realizado no fim de semana na Praça Dermeval, foi convidado para um improviso sobre o evento. Com a Bíblia nas mãos, inicialmente ressaltou a importância de Jesus em sua vida, depois deu um show de improviso e rima fantástico. Muito aplaudido, Rafael Feijão certamente terá agora sua agenda bastante concorrida, porque logo após sua rima sobre o evento várias pessoas o assediaram com convites.
Deixe o seu comentário