Evento científico Sobracil Itinerante reúne médicos de várias cidades do Brasil

terça-feira, 26 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Evento científico Sobracil Itinerante reúne médicos de várias cidades do Brasil
Evento científico Sobracil Itinerante reúne médicos de várias cidades do Brasil

O salão nobre do Colégio Nossa Senhora das Mercês recebeu no sábado, 23, médicos de cidades do Estado do Rio de Janeiro e de outros estados, que participaram do evento científico Sobracil Itinerante, com tema voltado a videolaparoscopia. O médico friburguense e organizador do evento, José Antônio Verbicário Carim, também diretor do Day Hospital, montou a mesa de abertura com Alcir Vizela Chacar, presidente da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj); Paulo Cesar Lopes Jiquiriçá, diretor científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vídeo Laparoscópica (Sobracil); Thiers Marques Monteiro Filho, representante do Conselho Regional de Medicina (Cremerj); José Manes, presidente da Unimed Nova Friburgo; Márcio Ventura Lugon, da Unicred Nova Friburgo; Guilherme Eurico da Cunha, representando o Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Dalton Carestiato, ex-governador e representante do Rotary Clube de Nova Friburgo; Renato Cury, diretor científico da Acamerj, e os acadêmicos Valdebrando Mendonça Lemos, presidente do Núcleo de Macaé da Acamerj; Oswaldo Cardoso de Mello, presidente do Núcleo da Acamerj de Campos dos Goytacazes, e Renan Catharina Tinoco, representando o Núcleo da Acamerj de Itaperuna, além do presidente da Sobracil, Antônio Bispo.

O PROGRAMA – A primeira mesa-redonda, com o tema Videolaparoscopia em cirurgia, teve como presidente Renato Cury; moderador, Alcir Vizela Chacar; e secretário, Luiz Fernando Barros Neri. José Augusto Driendl falou sobre endometriose no colo sigmoide; Filipe Carim, sobre hérnia de hiato; Alexandre Naegele Oliveira, esôfago cardiomiotomia; Lauro Massaud Conde, hérnia para hiatal e gravidez tubária; e Homero Padilha Neto, diagnóstico e conduta por vídeo. Os debates ficaram por conta de José Antônio Possidente Pacheco, Gustavo Afonso Galvão e Serafim Ribeiro Peralva. Uma miniconferência foi realizada em seguida, quando Lutegarde Vieira de Freitas abordou o tema Glucogonoma retirada por videolaparoscopia.

A segunda mesa-redonda, que versou sobre vias biliares, complicações e intercorrências cirúrgicas, foi realizada com o presidente Pablo Roberto Miguel; moderador, Jomar Jober Brito; e secretário Rui Barbosa Felix. Foram apresentados os seguintes temas: colecistectomia laparoscópica – técnica, por José Luiz de Souza Varella; colecistectomia laparoscópica em pacientes de alto risco, por Gastão José da Silva Santos; quando converter, por Alexandre Miranda Duarte; cálculo residual, por José Júlio do Rego Monteiro Filho; e lesões iatrogênicas das vias biliares, por José Antônio Verbicário Carim. Os debates estiveram a cargo de Maria Cristina da Silva, Flavio Luz Ferreira e João Fernandes Souza Junior.

HOMENAGENS - Logo após foram prestadas homenagens a Renan Catharina Tinoco, cirurgião de 72 anos, reconhecido como um dos melhores cirurgiões do Brasil, que montou uma estrutura hospitalar das mais adiantadas do país em Itaperuna. Ele se emocionou com as palavras de Carim, agradecendo a inesperada homenagem. Posteriormente foi afixada uma foto do homenageado no Day Hospital, com a frase “A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso”, de Ralph Waldo Emerson. Antônio Bispo falou em seguida, reconhecendo o mérito do homenageado, lembrando que o auditório da Sobracil, no Rio, leva o nome do homenageado.

Na segunda homenagem, um grupo de pessoas que participou, em 1990, da primeira cirurgia experimental laparoscópica em Nova Friburgo, mostradas num quadro apresentado por Carim, onde aparecem os médicos Osmar Creuz, Antonio Luz, Ricardo Alves e Alzeir Campanat Antunes; a enfermeira Luciene e o motorista Waldyr Corrêa dos Reis. Foi lembrado que naquele momento se comemorava os 20 anos de cirurgia laparoscópica, iniciado em Erlanger, na Alemanha, com os médicos Osmar e Carim, e hoje é o método mais reconhecido em muitos tratamentos. Esse quadro também foi afixado no Day Hospital com os seguinte texto: “Toda grande caminhada começa com um simples passo”, de Buda.

Também foi homenageado o precursor da cirurgia laparoscópica no Brasil, mais precisamente na Região Sul, Pablo Roberto Miguel, que foi o orientador principal do friburguense Filipe Carim, levando-o a fazer endoscopia, Phmetria e esofagomanometria, além de cirurgia geral. Um quadro foi afixado no consultório de Filipe, no Day Hospital, com o texto “A amizade é como os títulos honoríficos: quanto mais velha, mais preciosa”, de Goethe.

TEMAS CHAMARAM A ATENÇÃO - Após as homenagens, os trabalhos continuaram com a mesa-redonda sobre Vídeo-cirurgia avançada, tendo como presidente Gerdal Signorelli; moderador, Renan Catharina Tinoco; e secretário, Márcio Ventura Lugon. Os temas apresentados foram: hepatectomia por videolaparoscopia, por José Julio do Rego Monteiro Filho; colectomia esquerda e liberação do ângulo esplênico, por Mauro Augusto Marchiori Junior; e doença inflamatória intestinal, também por Mauro Augusto Marchiori Junior. Os debatedores foram Claudia Escaforo Ramalho, Mario Horwacz, Antonio Segalotti, Fernando Camilo Jorge e Fernando Fontoura. Ainda foi realizada conferência presidida por Alcir Vizela Chacar versando sobre estado da arte da cirurgia da obesidade, com Renan Catharina Tinoco.

Organizador do evento, Carim salienta a palestra de Homero Padilha Neto, falando sobre o uso do ‘met otre xate’ no aborto tubário inicial antes do seu rompimento, controlado pelo Beta HCG, e outra palestra que deixou a plateia em silêncio total, prestando atenção, de Mauro Marchiori, falando sobre doenças inflamatórias do intestino, destacando novas drogas e suas aplicações para evitar as recidivas que até o momento são de difícil controle. As demais palestras, sempre sobre videolaparoscopia, demonstraram o alto nível dos participantes, abordando desde a simples cirurgia de vesícula, passando pela cura do diabetes, até retiradas de tumores do fígado.

O evento foi encerrado por volta das 14h, com a entrega de certificado aos participantes, que também concorreram a alguns brindes por sorteio, ofertadas por Tardene Lingerie, Raquel Indústria, Lucitex e Taimim (material médico). O patrocínio foi da Edlo, Strattner, Emac, Daylab, Radiológica, Materday, Unimed, Unicred, Multimed, Raquel Indústria, Lucitex, Tardene Lingerie, Taimim, Endotec, Imact Rio, Exâmina, Day Hospital Nossa Senhora do Líbano, TV Zoom e A VOZ DA SERRA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade