Euterpe reverencia JK no Banda na Praça deste sábado

Ex-presidente do Brasil era fã da banda friburguense e a levava para inaugurações oficiais do governo federal
sexta-feira, 21 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Sábado passado a Euterpe prestou homenagem à comunidade luterana. Apresentação teve regência do maestro Nelson José da Silva Neto
Sábado passado a Euterpe prestou homenagem à comunidade luterana. Apresentação teve regência do maestro Nelson José da Silva Neto

Vinte e dois de agosto de 1976. Há exatos 39 anos, a data entrou para o calendário das tragédias brasileiras, num mês de agosto emblemático. Um acidente de automóvel na altura do km 165 (atual 328), da Via Dutra, em Resende, no Sul fluminense, fez duas vítimas: o motorista Geraldo Ribeiro e o ex-presidente da República (1955-1961) Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Neste sábado, 22, que assinala o 39º ano deste trágico episódio na história brasileira, a banda da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense aproveitará sua participação em mais um concerto da série ‘Banda na Praça’ para dedicar sua apresentação ao saudoso político e médico mineiro, que teve forte ligação com a agremiação musical friburguense. O concerto ocorrerá a partir das 15h30 nas imediações do coreto da Praça Getúlio Vargas.

JK foi sócio contribuinte da banda

Tendo encerrado sua campanha à Presidência, em 1955, num comício em Nova Friburgo, o qual foi animado por apresentação da própria banda Euterpe, desde então JK se tornou um fã da agremiação friburguense. Além de passar a ser voluntariamente sócio contribuinte da instituição, durante seu período na Presidência da República, ele levou a banda local para diversas solenidades de inauguração de obras do governo federal, então ainda sediado no Rio de Janeiro.

Em 2013, ano do Sesquicentenário da Euterpe, entre as 150 personalidades locais, regionais e nacionais homenageadas pela Sociedade Musical com o título de sócio honorário, no grau de Comenda “Embaixador do Sesquicentenário”, a filha do ex-presidente, Maria Estela Kubitschek Lopes, foi recepcionada em Friburgo, numa homenagem póstuma a JK.

Para o concerto deste sábado, realização conjunta com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, em cumprimento ao convênio da lei municipal 3.703/2004, o maestro Nelson José preparou um repertório especial, durante os ensaios da semana.

Nos 191 anos da Luterana

No último sábado, 15, a banda Euterpe e o “Quinteto Jovem de Metais Arte Itinerante” se apresentaram no Templo Luterano, na comemoração do 191º aniversário da Comunidade de Confissão Luterana, instalada em Nova Friburgo, pioneiramente no Brasil e na América Latina, em maio de 1824, quando também chegaram ao Brasil os pioneiros colonos alemães. Com saudações do pastor Adélcio Kronbauer e do presidente da Comunidade Luterana local, Áureo Goés, a noite de apresentações foi iniciada pelo quinteto (Francisco Duarte e Kelvin Torres (trompetes), Guilherme Tardin (tuba), Lucas Coutinho (trombone) e Tiago Silva (trompa), executando repertório constando de “Purcell Suite”, “Rienzi March”, “Romance de Saint Saens”, “Carinhoso” e “Aquarela do Brasil”.

A banda Euterpe Friburguense, sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto, se apresentou em seguida, executando sete composições: “Largo da Sinfonia Novo Mundo”, “Marcha 150 anos de Euterpe”, “Lembra de Mim” (com solo de Lucas Coutinho, no trombone), “Lígia”, ‘“The Time of My Life”, “Skyfall” e “Homenagem a Villa-Lobos.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: euterpe | Banda na Praça | jk | kubitchek
Publicidade