Euterpe promove mais um recital da Escola de Música

terça-feira, 07 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Euterpe promove mais um recital da Escola de Música
Euterpe promove mais um recital da Escola de Música

A uma semana do Dia das Mães, o clima foi totalmente familiar e de grande emotividade na manhã do último domingo, 5, na sede da Banda Euterpe Friburguense. As próprias mães, pais e demais familiares dos alunos da Escola de Música Maestro Samuel Antonio dos Santos, que foram assistir ao recital dos jovens músicos, ganharam um autêntico presente com a apresentação dos estudantes como resultado dos estudos teóricos e de prática instrumental dos últimos meses. Alguns deles estavam fazendo suas respectivas estreias no palco.
Primeiro curso profissionalizante do município, fundado juntamente com a própria SMBEF e, portanto, completando também seu sesquicentenário de funcionamento, a Escola de Música que leva o nome em homenagem ao fundador tem mais de uma centena de jovens músicos em preparação permanente, sendo considerada a célula da instituição, garantindo a renovação constante da própria banda.
Dividida em duas partes, a programação do recital constou inicialmente da apresentação da banda-escola, sob a regência do professor e maestro Gilney da Silva Oliveira, seguindo-se as apresentações dos alunos por respectivos naipes de instrumentos.
Com a abertura pelo maestro titular Nelson José da Silva Neto, o presidente do conselho diretor da Euterpe, Francisco de Assis da Silva, iniciou com uma saudação agradecendo a presença de todos. “Destaco a nossa imensa alegria de receber todos vocês aqui hoje para essa atividade, pois a escola de música é exatamente uma das peças mais importantes de nossa banda, sendo a primeira escola profissionalizante da cidade e mostra-nos que estamos empenhados numa missão e exatamente no caminho certo, por vermos futuro nesta garotada, e inclusive cumprindo um papel cristão, através da preparação destes jovens a partir da música.”
Segundo o presidente Assis, “é um trabalho que nos alegra e exatamente por isso agradecemos a todos; aos professores, aos alunos, seus pais, pela oportunidade de estarmos fazendo, juntos, um trabalho deste nível, desempenhando um papel enquanto sociedade e que só é possível com a participação de toda a Família Euterpista”, disse o presidente, que presenteou cada aluno com uma caixa de bombom.
Além da execução do Hino do Centenário de Nova Friburgo (música do maestro Sérvio Lago e letra do poeta Franklin Coutinho), a banda-escola interpretou ainda outros quatro números: o dobrado “Dois Corações” e o choro “Dengoso”, este contando com solo de clarineta do jovem músico Igor da Conceição; um blues com solos dos trompetistas Matheus Henrique e Kelvin Torres e o bolero Besame Mucho, com solo do trio de trombone, composto pelos alunos Ulisses, Alan e Gabriel Arcanjo.
Agradecimentos e apoios - O recital contou ainda com as presenças do primeiro vice-presidente Paulo Benites da Silva, do consultor cultural da SMBEF, Thiago Mello, e do diretor de comunicação Girlan Guilland. O maestro Nelson José registrou agradecimentos especiais à Prefeitura, a Stam/Instituto Chico Faria, Energisa, Frilog e Casa Friburgo, pelo apoio na manutenção da Escola de Música.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade