Euterpe no Centenário de Gonzagão

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Euterpe no Centenário de  Gonzagão
Euterpe no Centenário de Gonzagão

Atração especial dos festejos, banda vai destacar Nova Friburgo no cenário nacional

Nesta próxima quinta-feira, 13, Nova Friburgo estará inserida na cena de um dos momentos mais marcantes da música brasileira. Através da banda sinfônica da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, a cidade será representada na comemoração do centenário de Luiz Gonzaga do Nascimento, no Rio de Janeiro.
Oficialmente aberta no último dia 30 de novembro, a programação comemorativa é realizada pela Associação dos Feirantes do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a Feira de São Cristóvão, e vai contar com atividades até fevereiro, sendo que na data em que o artista faria cem anos será encerrada a primeira parte do programa, tendo a agremiação musical friburguense como atração especial.
Na última quarta-feira, 5, diretores da SMB Euterpe reuniram-se com integrantes da comissão organizadora para tratar dos últimos detalhes sobre a participação da banda friburguense no festejo.
O presidente Francisco de Assis da Silva (Conselho Diretor), o maestro Nelson José da Silva e o jornalista Girlan Guilland—coordenador do projeto “Rumo aos 150 anos”—estiveram com os diretores de marketing e de cultura da Feira Nordestina, respectivamente Gilberto Teixeira e Carlos Marabá. Coincidentemente ao encontro também estiveram presentes familiares do homenageado, que naquele dia participaram de um debate sobre o artista no Legislativo carioca e que estarão assistindo ao concerto.
Com 55 músicos, a banda Euterpe fará apresentação de pouco mais de uma hora. Segundo seu maestro titular, Nelson José da Silva Neto, serão executadas ao todo 13 composições (confira o repertório adiante).
Além da nobre missão de homenagear os cem anos do Rei do Baião, a banda friburguense, que é a mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta, aproveitará também para dar partida à comemoração de seu sesquicentenário: fundada em 26 de fevereiro de 1863, a Euterpe vai comemorar 150 anos daqui a dois meses.

REPERTÓRIO NO CONCERTO DO CENTENÁRIO

CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA (pot-pourri “Dança da Moda”, “Baião”, “Asa Branca”, “Qui Nem Jiló”)
PAU DE ARARA
RIACHO DO NAVIO
ASSUM PRETO
NO CEARÁ NÃO TEM DISSO NÃO
POT-POURRI LUIZ GONZAGA N° 2 (“A Triste Partida”, “Vaca Estrela Boi Fubá”, “Luar do Sertão”)
ESTRADA DE CANINDÉ
FREI DAMIÃO
LEMBRANDO LUIZ GONZAGA (Pot-Pourri)
QUI NEM JILÓ
XOTE DAS MENINAS
13 DE DEZEMBRO
GONZAGA EM TOM MAIOR

PROGRAMAÇÃO

Para fechar a noite
O programa especial do dia do centenário será iniciado às 11 horas com a Missa dos 100 anos de Luiz Gonzaga, na praça Catolé do Rocha; às 12 horas será feito o lançamento do selo comemorativo do centenário e às 12h30, abertura do espetáculo Luiz Gonzaga do Brasil/100 anos de Tradições Nordestinas com apresentação do Coral Usimed (13h). A partir das 14 horas, 20 grupos—dez em cada palco—de trios de pé de serra estarão se revezando até a noite em apresentações da chamada Maratona do Forró.
A banda Euterpe fará o concerto com duração em torno de uma hora, a partir das 20h, no palco Jackson do Pandeiro. Antecede a apresentação da banda friburguense no palco 1 o grupo de quadrilha Gonzagão, enquanto no palco 2—João do Vale—o show ficará por conta do grupo Bumba Meu Boi.

A maratona de forró
A data de nascimento de Gonzagão também é, desde o ano de 2005, o Dia Nacional do Forró. Sendo assim, a Maratona do Forró será uma grande atração durante todo o dia: no palco Jackson do Pandeiro serão as seguintes atrações: Aba de Couro/Netinho Ferreira; Forró Pesado/Raminho do Acordeom; Os 3 Amigos do NE, Taperoá/Chico Souza; Beija-flor/Cassiano; Zé do Gato, Zé da Onça e sua Gente, Caraforró/Sem Grilo, Marcus Lucenna, Chico Salles/Chabocão, João Mossoró, Jurandy da Feira, César Nascimento/tribo de Gonzaga e a Banda Euterpe Friburguense.
Enquanto no Palco João do Vale: Forró Fogoso, Calça Arriada, Macambira do Acordeom, Rosemary do Acordeom, Sotaque do NE, Malagueta, Peneirado, Raça Nordestina, Cachambi, Os Craques do Forró, Super Nordestinos, Bastos Forrozão e Forró Legal.
Entre as apresentações dos grupos na Maratona, diversos repentistas, cordelistas e cantores românticos também estarão se apresentando, entre os quais: Mestre Raimundo, Santa Helena, Marcus Lucenna, JC Bezerra, Chico Salles, Miguel Bezerra, Zé Duda, Zé Sinval, Elias Cabral, Geraldo Rossi, Etemilton Silva, Elvis Antonio, Mariângela, Rossi Adriane, Nando Rosa, Vicente Telles, Lisa Morais e Bernadete.

Friburguenses estão se organizando para assistir ao concerto

Embora seja em dia de semana, algumas pessoas manifestaram interesse de prestigiar a Euterpe Friburguense em sua apresentação na festa do centenário de Luiz Gonzaga. Através das redes sociais, empresários como o comerciante Gilberto Sader, presidente da colônia libanesa na cidade, e Márcio de Lucena foram os primeiros a se entusiasmarem com a ideia.
“Os friburguenses deveriam em massa prestigiar nossa cidade e começar a mudar nosso conceito de tragédia por cultura”, defende Sader, acrescentando que “iniciativas como essa, sem dúvida, ajudarão a divulgar Nova Friburgo de maneira positiva”.
“É exatamente isso que queremos e precisamos: o resgate da nossa autoestima”, finalizou Gilberto.

Transporte por van ou ônibus
Diante da manifestação de alguns friburguenses em ir ao concerto, a empresa Canoa da Serra—que transportará os músicos da banda ao evento—está colocando à disposição transporte Nova Friburgo-Rio. Também entusiasmado, o guia Deyvidson Guilande, da empresa de transportes turísticos, disse que o seu objetivo será levar o máximo de pessoas para prestigiar a Euterpe.
Ele destacou a forma acessível a todos, uma vez que o custo é de R$ 50 por pessoa, explicando ainda que é necessário ter o mínimo de 12 interessados. A saída será às 15h30, da próxima quinta-feira. A entrada é franca ao Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (Pavilhão de São Cristóvão), onde a cobrança de ingresso ocorre somente de sexta a domingo.
“Viva os artistas de Nova Friburgo e a todos os entusiastas. Estou vendo a ‘casa cheia’ de friburguenses”, brinca Deyvidson, acrescentando, de forma muito bem humorada: “Em meio a bucho de bode, acarajé, camarão, bolo de rolo, nós estaremos lá numa sensacional fusão cultural. Será perfeito”.
Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones: 2522-4149/ 2523-4798 ou (22) 9236-8955.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade