Em janeiro foi comemorado o centenário da primeira apresentação do músico Heitor Villa-Lobos como compositor em Nova Friburgo. O concerto, realizado em 1915 no antigo Theatro Dona Eugênia, foi o marco inicial de sua carreira. E por conta disso, instituiu-se em 2015 o ano Villa-Lobos em Nova Friburgo.
Como parte integrante dessa atividade especial, neste sábado, 7, a banda Euterpe Lumiarense prestará uma homenagem especial ao músico e compositor, às 19h30, no coreto da Praça Levy Ayres Brust, no Centro do distrito de Lumiar, que vale a pena conferir. A apresentação integra o projeto Banda da Praça, que ocorre sempre nos primeiros sábados de cada mês e será com os músicos da banda de sopros da Euterpe Lumiarense, agremiação que valoriza a cultura e a música no distrito desde 1891. Revitalizada em 2011, hoje é reconhecida como Ponto de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura.
Integração com a comunidade
A apresentação especial deste sábado será mais uma oportunidade da banda interagir com a comunidade de Lumiar. Mês passado durante o carnaval, a Euterpe Lumiarense marcou presença nos festejos de momo no distrito invadindo as ruas ao som da marchinha "Ô abre-alas”, revivendo a magia dos antigos carnavais e emocionando os moradores mais antigos, sem deixar de contagiar os mais novos e os turistas também.
"Foi uma dupla emoção. Meu avô tocava na banda de Lumiar e eu escutava as histórias, mas não tinha nem banda e nem coreto. Quando nasci, esse coreto estava desativado, já estava largado, não tinha nada, eu brincava no que tinha restado dele. Então é muito emocionante presenciar esse coreto de volta, com a banda tocando nele, no carnaval de Lumiar. Inesquecível!”, disse Michelle Brust, 40 anos.
Deixe o seu comentário