Euterpe Friburguense sai em busca de novos talentos

quarta-feira, 03 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Prestes a comemorar 147 anos de atividades ininterruptas no próximo dia 26, a primeira manifestação cultural de Nova Friburgo, a banda considerada a mais antiga do Brasil em atividade e uma das mais antigas de todo o estado, a Euterpe Friburguense já tem a tradição de formar seus músicos através da banda-escola, que reúne atualmente 30 adolescentes e jovens. A partir deste ano, seu novo presidente, o empresário e ex-vereador Francisco de Assis da Silva, que tomará posse no cargo no dia do aniversário da banda, em solenidade às 19h, na sede da banda, pretende incrementar ainda mais seu elenco, atraindo mais músicos para a banda-escola, a maioria com formação gratuita. Para isso a banda-escola Euterpe Friburguense, regida pelo maestro Marcos Botelho, vai ‘caçar’ novos talentos nas comunidades de Nova Friburgo. É o projeto Euterpe nos bairros, que promoverá também uma apresentação especial a cada mês num bairro, distrito ou localidade do município.

“Com esta atividade iremos proporcionar às comunidades que não têm fácil acesso às apresentações culturais, a opção de assistir aos concertos da Euterpe em pracinhas, escolas e espaços cedidos. Assim, certamente despertaremos o interesse de alguns jovens pela música. É o nosso compromisso social e cultural”, acredita Assis. Ele, inclusive, pretende contar com o apoio das associações de moradores, lideranças comunitárias e instituições com atividades nos bairros para a escolha de crianças, adolescentes, jovens e adultos, que serão encaminhados aos cursos de música na sede da banda, com direito a vales-transporte e lanche. “A música tem um apelo forte, um poder de integração e uma forma especial de proporcionar o crescimento”, complementa.

“Não podemos nos restringir às apresentações quinzenais do projeto Banda na Praça, no centro da cidade, às 24 apresentações fixas por ano e aos inúmeros concertos realizados em eventos e apresentações especiais, tanto em Nova Friburgo como em outros municípios. A Euterpe é muito mais”, comenta o ex-presidente por cinco anos e eleito presidente do conselho deliberativo da banda, José Nilson da Silva.

O novo presidente, Francisco de Assis, também pretende incrementar as atividades da Euterpe com concertos especiais da banda principal, que congrega 55 músicos, sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto (maestro da banda há seis anos e ex-maestro assistente da banda da Guarda Municipal carioca), o coral de 60 vozes e o treinamento dos atuais 70 alunos dos cursos de formação.

Para festejar o aniversário em alto estilo, a Euterpe promete muita emoção com um concerto especial de Parabéns pra você no próximo dia 27, às 19h, no Teatro Municipal, na Praça do Suspiro, seguido da solenidade de entrega de troféus aos amigos da Euterpe Friburguense.

Banda abrilhantará na próxima semana o prêmio Cultura Nota 10, no Rio

A Euterpe Friburguense mostrará ainda todo o seu talento na próxima quarta-feira, 10, no Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro, na solenidade de entrega do prêmio Cultura Nota 10, destinada aos representantes das melhores atividades culturais desenvolvidas no estado. A Euterpe fará duas apresentações, com cerca de 30 músicos, e o concerto terá ainda um motivo especial, que resulta em muita alegria para todos seus integrantes: a banda receberá em breve o título 001 de Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro, que será ofertado às cerca de 20 bandas centenárias de todo o estado. A honraria é fruto de um projeto de lei do deputado estadual Altineu Côrtes.

No próximo dia 25, o Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) iniciará na sede da Euterpe uma mostra com mais de 70 reproduções em banners de obras clássicas do pintor friburguense e que obteve fama internacional, o saudoso Alberto da Veiga Guignard. Neste dia, data de aniversário de nascimento do artista plástico, o Gama agraciará com o Troféu Guignard, edição 2010, o artista plástico radicado em Nova Friburgo, Raimundo Peres.

A honraria já foi entregue nos últimos anos pelo Gama a artistas que escolheram Nova Friburgo para viver e criar, entre eles, Dirce Montechiari, De Longo, Luiz Murce, Gilberto Paim e Elizabeth Fonseca, João Galvão e Felga de Moraes, entre outros. “A mostra ficará em cartaz por duas semanas, marcando a sede da Euterpe como uma nova opção de espaço para manifestações artísticas e culturais de Nova Friburgo”, informa um dos fundadores do Gama e amigo da Euterpe Friburguense, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade