David Massena
Após o sucesso retumbante de dividir o palco e os aplausos com a cantora Elza Soares, a coreógrafa Débora Colker, a atriz Fernanda Montenegro, entre outras celebridades, a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense está completando 147 anos, consolidando uma história de luta e sucesso. Não é à toa que foi a grande estrela do Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro de 2009, no Teatro João Caetano, na noite do último dia 10 de fevereiro, como convidada especial. A Centenária das Centenárias adentrou a plateia tocando Fibra de Herói, um dobrado de Guerra Peixe. Os aplausos coroaram Nova Friburgo!
A história da Banda Euterpe se confunde com a história de Nova Friburgo: ela é a primeira manifestação cultural do município, a mais antiga banda civil do Brasil, e está sendo feita uma pesquisa, pois talvez seja a mais antiga banda civil em atividade no mundo – são 147 anos ininterruptos de atividades. Seu primeiro presidente foi o barão de São Clemente e grandes nomes friburguenses passaram pela Euterpe.
Para festejar a data, após um ano de grandes apresentações e o reconhecimento do governador Sérgio Cabral, o presidente José Nilson da Silva, atual presidente da Euterpe, preparou, em parceria com o Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), capitaneado por Julio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, um evento especial. Ontem, 25, data de nascimento do artista plástico friburguense Alberto da Veiga Guignard (1896 -1962), a Euterpe inaugurou em sua sede uma mostra da trajetória artística que consagrou Guignard como um dos mais importantes artistas do século XX. Na ocasião foi entregue pelo Gama ao artista plástico Raimundo Peres o Troféu Guignard, uma criação de Felga de Moraes. O vereador Isaque Demani, autor do projeto de lei que criou o Dia Municipal da Música - Guignard, foi homenageado.
Já neste dia 26 será empossada a nova diretoria da Euterpe Friburguense, tendo como presidente Francisco de Assis da Silva, pai do maestro Nelson José da Silva Neto. A solenidade acontece na sede da banda.
UM GRANDE CONCERTO
A Secretaria Municipal de Cultura não deixará a data passar em branco. O secretário Roosevelt Concy diz que ter uma banda como a Euterpe na cidade deve encher todos os friburguenses de orgulho. “Afinal de contas, que instituição artística e cultural sobreviveu no nosso país por 147 anos, com a dignidade e a competência da Euterpe Friburguense? Só mesmo a Centenária das Centenárias, a nossa Euterpe”, diz, com alegria, o secretário Concy.
Neste sábado, 27, a partir das 20h, o Teatro Municipal de Nova Friburgo, na Praça do Suspiro, abrirá suas portas para uma noite especial. É o grande concerto comemorativo dos 147 anos, numa realização da Secretaria Municipal de Cultura, com entrada franca e em clima de festa. Friburguenses ou não, todos estão convidados, pois a entrada é franca.
Deixe o seu comentário