A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense continua a todo o vapor no ano de comemoração de seus 150 anos de fundação como banda de música civil mais antiga do país em atividade ininterrupta. Neste próximo fim de semana, por exemplo, a banda sinfônica da SMBEF tem duas apresentações. Além do concerto, que integra a programação do 54°Jogos Florais do município, no sábado, 1º de junho, a partir das 17h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura (Suspiro), a Euterpe animará a Festa do Pastel, na tarde de domingo, 2, no Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), Vale dos Pinheiros.
O concerto da noite de sábado, como parte dos tradicionais Jogos Florais, integra também as comemorações pelo sesquicentenário da Sociedade Musical, uma vez que os trovadores de todo o país que estarão em Nova Friburgo, a partir desta sexta-feira, 31, para o evento, promovido pela União Brasileira de Trovadores (UBT)-Seção NF, que se repete há mais de meio século, competiram em concurso paralelo em homenagem à agremiação. Durante o concerto inclusive será promovida a premiação dos 20 vencedores da categoria.
Homenagem ao Maestro Sérvio Lago em conjunto com o GAMA
Anteriormente prevista para 18 de maio — ainda dentro das comemorações do 195° aniversário de Nova Friburgo — mas adiada em função da previsão de tempo chuvoso para aquele fim de semana, a homenagem ao maestro Sérvio Tullio Pereira do Lago, um dos autores do Hino do Centenário do Município, será realizada também neste sábado, 1º de junho. Às 15h, juntamente com o Grupo de Arte Movimento e Ação (Gama), a banda Euterpe inaugurará uma placa alusiva ao local que foi residência da família a partir da década de 1941.
Com a presença de parentes do maestro — entre os quais o filho Mozart Lago, que também será agraciado com o título de sócio honorário no Grau de Comenda "Embaixador do Sesquicentenário” —, a placa será inaugurada onde atualmente funciona a clínica Mater Dei, na Rua Augusto Cardoso 52, Centro, com total apoio do médico Homero Padilha, diretor-proprietário da clínica.
A proposta de identificar residências de personagens da história de Nova Friburgo vem sendo executada pelo Gama, através de seu fundador, Júlio Cesar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, e o seu presidente, Francisco Figueiredo, como forma de resgate e valorização de personalidades locais.
A casa do médico e ex-deputado federal Galdino do Valle Filho, na avenida do mesmo nome, foi a primeira. Galdino foi o autor da lei federal que criou o Dia Nacional da Criança, 12 de outubro. Foi vereador e prefeito de Nova Friburgo, na época que o cargo equivalia ao de presidente da Câmara.
Deixe o seu comentário