Durante os últimos dias 11, 12 e 13 de agosto, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro promoveu, através de sua Superintendência da Leitura e do Conhecimento e da Coordenadoria do Sistema Estadual de Bibliotecas, o Curso de Formação de Agentes Culturais. A capacitação que vem acontecendo em vários municípios do estado foi realizada na região Centro-Norte, tendo Bom Jardim como polo.
Os módulos do curso aconteceram no teatro do Galpão Cultural Professora Margareth de Jesus e tiveram como temas: "Contação de Histórias e mediação de leitura”, "Dinamização dos espaços” e "Organização e dinamização do acervo”, além de "Elaboração de projetos e Captação de recursos”, respectivamente com os capacitadores Augusto Pessoa, Nanci Gonçalves da Nobrega e Flávia Berton.
Euterpe implantando seu ‘Pontinho de Leitura’
Bom Jardim foi o segundo dos quatro municípios polos do estado a receber a capacitação, que já havia sido realizada em Miracema, entre os dias 6 e 8 de agosto, e que aconteceu também em Mangaratiba (13,14 e 15) e ainda está programada para os dias 18 a 20, em Volta Redonda. Deste segundo polo, participaram representantes de Nova Friburgo (Banda Euterpe/representada pelo assessor Girlan Guilland), Casimiro de Abreu, Saquarema, Itaboraí, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto, bem como do próprio município anfitrião, incluindo representantes dos distritos de Banquete e Barra Alegre.
Nova Friburgo, através da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, participou dos cursos, em função da agremiação ter sido selecionada, ano passado, como um dos Pontinhos de Leitura pela Secretaria de Cultura do Estado. O espaço na sede da banda friburguense está em fase de estruturação para entrar em funcionamento em breve, oferecendo especialmente aos alunos da Escola de Música Samuel Antônio dos Santos mais uma opção de cultura e entretenimento. O Pontinho de Leitura faz parte ainda de uma estratégia da banda Euterpe em diversificar suas atividades, mantendo sua missão de agente cultural.
Secretário e Prefeito
Como parte do programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), a capacitação integra ainda o projeto de Dinamização das Bibliotecas Públicas e foi aberto na tarde de segunda-feira, 11, pela Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Rita de Cassia Carino, da Superintendência da Leitura e do Conhecimento da Secretaria Estadual de Cultura. Além do acompanhamento direto do secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Bom Jardim, Descio Luiz Freyre, bem como de uma das gestoras do Galpão Cultural, Marisa Maia de Mello, o próprio prefeito bom-jardinense, Paulo Barros, fez questão de comparecer ao segundo dia da capacitação para fazer uma saudação especial aos participantes, em nome do município.
Deixe o seu comentário