Depois de passar o ano de 2013 com atividades especiais pelo seu sesquicentenário de fundação, a banda Euterpe inicia 2014 a todo vapor. Além de uma reunião de sua diretoria, no último dia 9, estabelecendo diretrizes e programas, o presidente do conselho diretor, Francisco de Assis da Silva, acompanhado do presidente eleito para o biênio 2014-2015, Paulo Benitez da Silva, esteve na sexta-feira, 10, no Rio, na sede da Secretaria de Estado de Cultura, assinando o convênio para implantação de um Pontinho Cultural/Brinquedoteca de Incentivo à Leitura.
Instalado junto à Escola de Música Maestro Samuel Antônio dos Santos, na sede, o Pontinho tem como objetivo fomentar a leitura entre os 104 alunos desse pioneiro curso profissionalizante do município, que também será aberto à comunidade. Selecionada através do Edital de Chamada Pública 05/2013, a banda Euterpe Friburguense foi a única instituição da Região Serrana aprovada para abrigar tal ponto de disseminação cultural.
POSSE & ANIVERSÁRIO - Baseado no lema "Uma História que está apenas começando”, a banda prepara a posse de sua nova diretoria, ao mesmo tempo em que organiza os festejos de seus 151 anos de fundação, que ocorre em 26 de fevereiro, data em que será empossado o presidente eleito Paulo Benitez. Mas os festejos se estenderão até meados de março, para quando está sendo preparado concerto da banda sinfônica com duas atrações especiais a serem ainda confirmadas.
Além da programação para todo ano — com destaque para a comemoração do 130° aniversário, em 13 de junho, da Capela Santo Antônio, também obra do fundador da Euterpe, maestro Samuel Antônio dos Santos —, a banda, em parceria com o Gama (Grupo de Arte Movimento e Ação) e demais instituições interessadas, promoverá ação especial a partir deste ano pelo bicentenário de Nova Friburgo, a ser celebrado em 16 de maio de 2018.
PONTINHO - Além das 104 crianças atualmente frequentando a Escola de Música, a proposta é que a brinquedoteca do Pontinho de Cultura atraia um grande número de interessados, que poderão ter acesso à literatura da história da música, passando a conhecer artistas clássicos.
Para tanto, estão previstas realizações de rodas de leituras, audições musicais, sessões de DVD e uma apresentação da banda sobre o tema literário-musical estudado durante o período. O projeto visa estimular os jovens e crianças a permanecerem mais tempo na sede, ouvindo CDs, assistindo a DVDs e lendo livros.
SABERES & FAZERES - Os temas destacados para estudos, através de rodas de leitura, exibições de filmes, etc., terão três focos: estudo do folclore brasileiro, de músicas brasileiras e de escritores brasileiros; o estudo da história da música e dos grandes compositores clássicos da história da humanidade, as grandes orquestras, bandas e fanfarras atuais, e ainda unir a literatura e a música no aprendizado.
Como a sede da Euterpe tem suas portas abertas à comunidade, crianças, jovens e idosos de toda a comunidade terão acesso a essa nova estrutura.
"Tendo acesso aos livros e à música, as crianças tendem a aumentar sua capacidade de tolerância em relação às diferenças e começam a entender que estas diferenças são enriquecedoras para a cultura, que quanto mais diversa mais bela”, diz o maestro e diretor da escola de música, Nelson José da Silva Neto.
E Nelsinho complementa: "Através da cultura musical e da manutenção na escola de música, habilidades como trabalhar em grupo, disciplina e sensibilidade são desenvolvidas nas crianças e jovens, que através de seu estudo e trabalho com a música, tornam-se cidadãos comprometidos com os projetos do país”, finalizou.
Deixe o seu comentário