Euterpe conquista o terceiro lugar na Maratona Estadual de Bandas

segunda-feira, 09 de dezembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Euterpe conquista o terceiro lugar  na Maratona Estadual de Bandas
Euterpe conquista o terceiro lugar na Maratona Estadual de Bandas

O último fim de semana foi mais um de especiais acontecimentos para a Euterpe Friburguense, neste seu Ano Sesquicentenário. Classificada entre as dez finalistas para a Maratona Estadual de Bandas, a agremiação desceu a serra no sábado, 7, para concerto no teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.  Participante no primeiro dos dois dias do concurso, a Euterpe chegou ao local da apresentação às 16h e às 18h já estava no palco para apresentar os três números do concurso.

Com cinco concorrentes se apresentando na tarde e noite do sábado — sendo a Euterpe a quarta do primeiro dia e as outras cinco pela manhã e tarde do domingo —, o resultado foi anunciado às 15h, sendo vencedoras: a Euterpe Friburguense, terceira, sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto; a banda do Colégio Salesiano Santa Rosa (Niterói), regida por Alexandre Baluê, em segundo e a Banda Sinfônica de Barra Mansa, em primeiro, sob a regência de José Flávio Pereira.

No domingo, 8, o maestro Nelson — que permaneceu no Rio com um grupo de músicos — além de receber a premiação fez em nome da diretoria da SMBEF a entrega à secretária estadual de Cultura, a produtora e roteirista Adriana Escorzelli Rattes, sua comenda de "Embaixadora do Sesquicentenário”, título de sócio honorário que vem sendo entregue a 150 personalidades homenageadas pela Euterpe neste ano de seu 150° aniversário.

Adriana foi convidada e já havia confirmado sua vinda ao aniversário da Euterpe no início do ano, mas por problemas de saúde teve que desmarcar. E, agora, recebeu seu título da mais antiga banda de música civil do país, que ela já conhecia desde a entrega do título de Patrimônio Cultural do Estado do Rio N° 001, em evento na Sala Cecília Meirelles.


Sesquicentenário em destaque

Sob regência de Nelson José, a Euterpe iniciou sua apresentação executando o dobrado "Carlos Rotay”. De autoria do maestro Joaquim Naegle, a composição é uma das mais conhecidas do segmento de bandas civis e é uma homenagem ao músico que foi regente da Euterpe. Logo em seguida, "Pirates of The Caribbean – Symphonic Suite”, de Klauss Badelt, com arranjo de John Wasson, a música tema do filme "Piratas do Caribe” e, encerrando, "Abertura para banda”, de autoria de Ernani Aguiar, a peça de confronto, comum a todas as dez finalistas, composta exclusivamente para a final da Maratona.

A Euterpe teve sua participação destaca diversas vezes durante o primeiro dia pela produção do evento, que mencionava o fato de a banda de Nova Friburgo estar completando 150 anos de atividades. Num desses momentos, os presidentes dos Conselhos Diretor e Deliberativo, respectivamente Francisco de Assis da Silva e José Nilson da Silva, foram chamados ao palco. Eles aproveitaram para fazer a entrega ao diretor da Sala Cecília Meirelles, João Guilherme Ripper, da comenda de Embaixador do Sesquicentenário. Agradecendo, Ripper disse que aquela noite era muito especial. Ele afirmou estar lisonjeado por receber a homenagem da Euterpe, num momento em que estavam recebendo e reverenciando as bandas.

Ripper falou da necessidade de sempre apoiar e ressaltar as bandas como patrimônio cultural do Estado do Rio e ainda lembrou que, através da Sala Cecília Meirelles, sempre abriu espaço para essas instituições e disse que a sala está em reforma, mas tão logo volte a funcionar ano que vem, estará sempre de portas abertas para bandas de músicas.

Também o ator Jayme Periard, cujo mais recente personagem na TV foi o produtor Garcez em "Salve Jorge”, recebeu sua comenda. Friburguense e comemorando seus 30 anos de carreira artística, nesse 2013, Jayme interrompeu sua participação num ensaio teatral para ir ao João Caetano. Ao chegar ao teatro, ficou visivelmente emocionado. "Primeiro porque não venho aqui há muitos anos”, disse o ator conversando com os recepcionistas, olhando detalhes do foyer do teatro, antes de adentrar, falando ainda sobre sua relação com o teatro da resistência da classe artística e que durante muito tempo foi o único e precioso espaço no Rio de Janeiro. O João Caetano é a mais antiga casa de espetáculos do Rio, que em 13 de outubro completou seus 200 anos.

No momento em que recebia a honraria dos diretores da Euterpe — além de Assis e Nilsinho, o presidente eleito Paulo Benitez da Silva —, o ator ainda emocionado também relembrava que participara há alguns anos de um evento, "Poeira Fina”, de caráter beneficente, promovido pelo sindicato dos artistas, em que cada artista faz um número com algo diferente do que desempenhava normalmente.

Agradecendo a homenagem, Jayme disse que quer participar mais das atividades da Euterpe e antes de sair causou frisson a algumas fãs que deixaram de assistir às bandas para um momento de tietagem. Sempre atencioso Peryard posou para fotos e distribuiu autógrafos e ainda quis saber de uma fã o que ela estava achando das apresentações.


Resultado reflete investimento em música

Na avaliação de diretores da Euterpe, o resultado foi muito bom. Estar entre as três melhores do Estado para uma banda como a Euterpe que vem, ao longo de sua existência superando-se, já é uma conquista importante. A principal conclusão que chegam, por exemplo, com a banda de Barra Mansa em primeiro lugar, é que o resultado reflete a importância do investimento em música. "No município de Barra Mansa, todas as escolas praticamente tem ensino da música. Em Nova Friburgo, que é uma cidade com tradição musical, teríamos todas as condições de desenvolver isso também. Mas o importante é que a nossa banda vem mantendo sua escola de música, fundada pelo maestro Samuel e, portanto, pioneiro curso profissionalizante da cidade, mantido hoje com apoio de empresas e voluntários, abnegados que gostam e querem ver a Euterpe sempre e cada vez mais em frente”, disse o presidente Assis.


Conclusão de alunos e Musical de Natal

Em sua programação, a SMBEF terá sábado, 14, às 9h30, o encerramento do ano do núcleo da Escola de Música Maestro Samuel Antônio dos Santos, que funciona desde maio no Instituto Chico Faria (ICF), braço de inclusão social da Stam. Alunos da turma do professor, compositor e músico da Euterpe, Tiago Vidal Corrêa, receberão seus certificados de conclusão do curso de Iniciação Musical. E na sexta-feira, 20, às 19h, a Euterpe encerra sua programação 2013, com a apresentação do Musical de Natal "Dois traços”, também de autoria de Tiago Vidal. A entrada será franca.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade