Euterpe: banda-escola se destaca em evento no Instituto Francisco Faria

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Euterpe: banda-escola se destaca em evento no Instituto Francisco Faria
Euterpe: banda-escola se destaca em evento no Instituto Francisco Faria

Manhã de sábado, 14 de dezembro, animada e já no clima natalino. Foi assim o evento de conclusão das atividades deste primeiro ano de funcionamento do Instituto Francisco Faria, o braço de inclusão social da Stam Metalúrgica, em Conselheiro Paulino.

Com direito a decoração típica dos festejos de dezembro, muita canção de Natal e gorros de Papai Noel para cada integrante da equipe, a manhã de sábado teve a música como um dos seus grandes diferenciais.

Além da Banda-Escola da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense que, sob regência do maestro Gilney da Silva Oliveira, realizou apresentação especial, a primeira turma concluinte de Iniciação Musical também fez um show à parte para marcar a data em que recebeu seus certificados.

Iniciando com números circenses, incluindo performance de palhaço, entre outras atrações, foram entregues presentes e feito o sorteio de um tablet. Muita pipoca, cachorro-quente e refrigerante fizeram a alegria da garotada.


No clima natalino, o som das flautas

Antecedendo a apresentação dos alunos do núcleo da Escola de Música Maestro Samuel Antônio dos Santos, o primeiro vice-presidente e presidente eleito da banda Euterpe para o próximo biênio (2014/2015), Paulo Benitez da Silva, parabenizou o trabalho realizado pelo Instituto e ressaltou a parceria entre a Stam e a SMBEF, existente antes mesmo do IFF. Benitez disse que a intenção é manter e ainda ampliar o projeto com oferecimento do ensino de outros instrumentos musicais.

Depois, o professor Tiago Vidal Corrêa conduziu seus alunos, ainda acompanhando-os ao teclado nas apresentações de flauta doce. Ao todo foram executados seis números, iniciando-se com "Ode à Alegria”, da 9ª sinfonia de Beethoven, seguindo-se "Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e o clássico americano "Amazing Grace”, com solo de Cauê (flauta doce). "Minha Canção”, de Chico Buarque, foi o número seguinte, e depois "My Heart Will Go On” (tema do filme Titanic), causando grande sensação entre o público. O aluno Ygor Azevedo, que já sabia tocar guitarra e está recebendo aprimoramento, executou ao teclado "Autumn Leaves”, música que ficou famosa na voz de Edith Piaf.

Coordenadora pedagógica do Instituto, Sandra Berbert fez questão de falar, mostrando-se impressionada com o resultado obtido pelos alunos de música em tão pouco tempo de aulas (o trabalho foi iniciado em junho). Ela agradeceu à banda Euterpe e ao professor Tiago, e se disse sensibilizada para que, no próximo ano, o trabalho continue e possa contar com um número ainda maior de estudantes. "Este é um excelente exemplo de melhoria da qualidade de vida através da arte e da música, e não podemos parar.”

Depois do grupo de flautas doces, as alunas Isabelle e Raysla se apresentaram cantando, alternadamente, em dupla e solo, três canções: "Era Você”, de William Nascimento; "Admirável Chip Novo”, de Pitty, e "When I Was Your Man”, de Bruno Mars.

Logo após a entrega dos certificados, a banda-escola fez o concerto. O maestro Gilney Oliveira regeu o conjunto, que tocou cinco músicas: o dobrado "Glória”, o choro "Dengoso”, que contou com o solo de Guilherme Tardin (flauta transversa), enquanto o jovem músico Matheus fez o solo de trompete para a "Marcha Slava”. "A banda”, de Chico Buarque, e uma seleção de músicas natalinas completaram o clima de festejos.


Alunos que receberam o certificado

Do total de 36 alunos, que começaram a frequentar o curso em junho, 15 receberam os certificados: Alexandro Dias Vertulli, Ana Júlia da Silva, Ana Lívia Schuenk Klein, Bruno Sargento de Freitas, Cauê, Ester Leal Cappozzi, Farlen Borges Rodrigues Daniel Paulino, Hellen de Melo Knust, Isabelle Araújo, João Pedro Neves da Silva, Kennedy da Silva, Nathan Thuler Daudt, Peter Leonardo de Oliveira Souza, Raysla Farias e Ygor Azevedo da Silva. Além do presidente eleito, Benitez, o segundo vice-presidente José Augusto Vianna Lontra e o presidente do Conselho Deliberativo José Nilson da Silva entregaram os certificados, representando o presidente Francisco de Assis e o maestro Nelson José, ambos que estavam em viagem.

Inaugurado em março deste ano, o Instituto Chico Faria é presidido por Helena Herdy Faria, tendo como vice-presidente Rogério Faria e diretor Reginaldo Faria. Nesse período de atividades, foram realizados mais de mil atendimentos, com atividades de futebol, espanhol básico, inglês básico, informática, atualização em língua portuguesa, artesanato, iniciação musical, reforço escolar e teatro. Para 2014 estão previstos: canto coral, artes circenses, atividades para a terceira idade, informática, badmington, capoeira, hip hop, projeto educacional (4 a 6 anos), oficinas nas áreas de psicologia e assistência social, palestras educativas, oficinas múltiplas e colônia de férias.

Tendo como coordenador de projetos esportivos Alessandro Cariello, o instituto tem em sua equipe: Claudia Leite Romeu, coordenadora administrativa; Neide Serpa, diretora do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e assessora pedagógica; Sandra Berbet, coordenadora pedagógica; Fayga Dominique, assistente administrativo; Daniel Renaro Louback e Fabiana (ambos serviços gerais).


Musical sexta-feira encerra o "ano euterpe”

Com entrada franca, início às 20h, nesta sexta-feira, 20 de dezembro, na Catedral de São João Batista, o evento que encerra o Ano Euterpe de comemoração de seu sesquicentenário será "Os dois traços – O Musical”.

O espetáculo reunirá a banda sinfônica & Coral de sete vozes para executar dez músicas inéditas que prometem muita emoção, enlevo e encantamento.

Com acompanhamento do grupo Vocalis, o musical tem músicas e texto de autoria do músico da própria Euterpe, Tiago Vidal, que já tem gravado um CD com as dez composições que integram o repertório: "Abertura”, em música instrumental; "Senhor”, "Reina em Mim”, "Creia, Cristo Te Ama”, "Tá difícil de Viver assim”, "Escute o som”, "Foi por Amor”, "Vida é Jesus”, "Deus quer ajudar você” e por último "Jesus”.

 

A equipe do Instituto, tendo Alessandro ao microfone: Daniel, Faiga, Sandra, Neide e Cláudia


 

O aluno Peter Leonardo na apresentação de flauta, com solo de Cauê (fundo) e o professor Tiago (ao piano)

 

Os diretores Lontra e Benitez junto aos alunos que receberam seus certificados



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade