Depois de sua destacada participação na disputa da final da Maratona Estadual de Bandas, no Teatro João Caetano (Rio), na qual se classificou em 3º lugar, a banda sinfônica da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense está se preparando para a culminância da programação festiva do seu Ano Sesquicentenário com um musical natalino.
O evento está programado para a sexta-feira, 20 de dezembro, às 20h, na Catedral São João Batista. Banda e coral de sete vozes prometem muita emoção e um espetáculo vibrante para celebrar o nascimento de Jesus.
Concebido pelo músico, compositor e arranjador Tiago Vidal Corrêa, autor das dez composições que integram o espetáculo "Os Dois Traços – O Musical”, traz uma mensagem de fé, esperança e otimismo. A entrada é franca.
Certificados aos alunos de música do Núcleo Instituto Chico Faria/Stam
Antes disso, através de sua escola de música Maestro Samuel Antônio dos Santos e de sua banda-escola, a SMBEF participa neste sábado, 14, da conclusão dos cursos oferecidos pelo Instituto Chico Faria. A instituição é o braço de inclusão social da Stam Metalúrgica e mantém uma parceira com a banda Euterpe, que este ano instalou anexo ao Instituto.
O evento será na sede do ICF, no distrito de Conselheiro Paulino, entre 9h30 e 12h, quando serão desenvolvidas diversas atividades de encerramento dos cursos do ICF/Stam, como a entrega dos certificados de conclusão da primeira turma de Iniciação Musical do 2º semestre de 2013. Haverá apresentação da banda-escola da Euterpe, sob regência do maestro Gilney da Silva Oliveira.
Secretária estadual de Cultura se emociona com homenagem
No domingo, 8, Dia de Nossa Senhora da Conceição e data que assinalou 182 anos (nascimento) e 108 (falecimento) do maestro-fundador Samuel Antônio dos Santos, a banda Euterpe concluía sua participação na final da Maratona Estadual de Bandas. O evento foi uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, sob o patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cultura, através da lei estadual de incentivo à Cultura
A Euterpe foi a 4ª das cinco a se apresentar no primeiro dia do evento, mas o maestro Nelson José da Silva Neto e um grupo de músicos ficaram no Rio para acompanhar o segundo dia de apresentações das demais cinco concorrentes. Além disso, a exemplo do que foi feito no sábado, 7, em que os presidentes Francisco de Assis da Silva (Conselho Diretor) e José Nilson da Silva (Conselho Deliberativo), bem como o presidente eleito, Paulo Benitez da Silva, entregaram as comendas de Embaixador do Sesquicentenário ao ator friburguense Jayme Periard e ao compositor e diretor da Sala Cecília Meirelles, João Guilherme Ripper (coordenador do projeto Banda Larga e que culminou na Maratona). O maestro Nelson José fez a entrega da distinção à secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes.
Já uma antiga conhecida da Euterpe, desde a época em que a banda friburguense recebeu o título de n° 001 como Patrimônio Cultural do Estado, a roteirista e ex-bailarina petropolitana ficou muito emocionada com a homenagem da Euterpe, da qual ela também passa a ser sócia honorária no grau de "Comendadora”. Agradecendo, a secretária disse de sua certeza de que aquela homenagem era totalmente diferente de muitas que estava acostumada a receber, pois ela via a beleza de um gesto puro, sem maiores interesses, vindo de uma instituição musical que é referência no Estado.
Repercussões da Maratona
O fotógrafo Jorge Plácido, que fez questão de acompanhar a Euterpe em sua apresentação no Rio de Janeiro, ficou encantado com a Maratona. Tanto que resolveu permanecer nos dois dias do evento e produziu mais de 1.600 fotos, inclusive a da secretária recebendo a sua comenda, além de centenas de outras imagens da Euterpe em sua participação na grande final do concurso.
"Foi muito bom o festival. Um reconhecimento ao trabalho das bandas, e nossa Euterpe foi citada várias vezes durante o evento, sempre como referência, e motivo de orgulho! Parabéns a todas elas, em minha opinião são todas vencedoras!”, disse entusiasmado o cordeirense Jorge Plácido, radicado há muitos anos em Nova Friburgo.
Mas não foi somente ele quem se entusiasmou e se empolgou com a Euterpe. O deputado estadual Luiz Paulo Correia da Rocha (PSDB), líder da bancada de seu partido na Assembleia Legislativa, vice-governador do estado (1995-1998) e ainda atual presidente do diretório estadual peessedebista, tão logo encontrou o presidente Assis, no Teatro João Caetano, fez questão de falar sobre a boa impressão que a banda causara. Luiz Paulo, que é engenheiro civil e presidiu recentemente a comissão da Alerj sobre a catástrofe climática da Serra, falou com entusiasmo sobre o concerto da Euterpe Friburguense.
No domingo ainda, o maestro Nelsinho recebeu o troféu pelo 3º lugar na Maratona e ainda um cheque no valor de R$ 3 mil como premiação.
O jornalista bibarrense Ricardo Villarinho, que reside em Nova Friburgo e durante a semana já lembrara a coincidência de a banda de sua cidade natal, a Sociedade Musical 8 de Dezembro (Duas Barras), estar completando seus 93 anos naquele fim de semana, postou comentário parabenizando a Euterpe: "Sinto-me orgulhoso por estarmos entre as três primeiras. Conheço o trabalho dos músicos e diretores da Euterpe. Salve a nossa banda”.
Deixe o seu comentário