Euterpe anuncia seu Musical de Natal

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Euterpe anuncia seu Musical de Natal
Euterpe anuncia seu Musical de Natal

Depois de sua destacada participação na disputa da final da Maratona Estadual de Bandas, no Teatro João Caetano (Rio), na qual se classificou em 3º lugar, a banda sinfônica da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense está se preparando para a culminância da programação festiva do seu Ano Sesquicentenário com um musical natalino.

O evento está programado para a sexta-feira, 20 de dezembro, às 20h, na Catedral São João Batista. Banda e coral de sete vozes prometem muita emoção e um espetáculo vibrante para celebrar o nascimento de Jesus.

Concebido pelo músico, compositor e arranjador Tiago Vidal Corrêa, autor das dez composições que integram o espetáculo "Os Dois Traços – O Musical”, traz uma mensagem de fé, esperança e otimismo. A entrada é franca.


Certificados aos alunos de música do Núcleo Instituto Chico Faria/Stam

Antes disso, através de sua escola de música Maestro Samuel Antônio dos Santos e de sua banda-escola, a SMBEF participa neste sábado, 14, da conclusão dos cursos oferecidos pelo Instituto Chico Faria. A instituição é o braço de inclusão social da Stam Metalúrgica e mantém uma parceira com a banda Euterpe, que este ano instalou anexo ao Instituto.

O evento será na sede do ICF, no distrito de Conselheiro Paulino, entre 9h30 e 12h, quando serão desenvolvidas diversas atividades de encerramento dos cursos do ICF/Stam, como a entrega dos certificados de conclusão da primeira turma de Iniciação Musical do 2º semestre de 2013. Haverá apresentação da banda-escola da Euterpe, sob regência do maestro Gilney da Silva Oliveira.


Secretária estadual de Cultura se emociona com homenagem

No domingo, 8, Dia de Nossa Senhora da Conceição e data que assinalou 182 anos (nascimento) e 108 (falecimento) do maestro-fundador Samuel Antônio dos Santos, a banda Euterpe concluía sua participação na final da Maratona Estadual de Bandas. O evento foi uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, sob o patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cultura, através da lei estadual de incentivo à Cultura

A Euterpe foi a 4ª das cinco a se apresentar no primeiro dia do evento, mas o maestro Nelson José da Silva Neto e um grupo de músicos ficaram no Rio para acompanhar o segundo dia de apresentações das demais cinco concorrentes. Além disso, a exemplo do que foi feito no sábado, 7, em que os presidentes Francisco de Assis da Silva (Conselho Diretor) e José Nilson da Silva (Conselho Deliberativo), bem como o presidente eleito, Paulo Benitez da Silva, entregaram as comendas de Embaixador do Sesquicentenário ao ator friburguense Jayme Periard e ao compositor e diretor da Sala Cecília Meirelles, João Guilherme Ripper (coordenador do projeto Banda Larga e que culminou na Maratona). O maestro Nelson José fez a entrega da distinção à secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes.

Já uma antiga conhecida da Euterpe, desde a época em que a banda friburguense recebeu o título de n° 001 como Patrimônio Cultural do Estado, a roteirista e ex-bailarina petropolitana ficou muito emocionada com a homenagem da Euterpe, da qual ela também passa a ser sócia honorária no grau de "Comendadora”. Agradecendo, a secretária disse de sua certeza de que aquela homenagem era totalmente diferente de muitas que estava acostumada a receber, pois ela via a beleza de um gesto puro, sem maiores interesses, vindo de uma instituição musical que é referência no Estado.


Repercussões da Maratona

O fotógrafo Jorge Plácido, que fez questão de acompanhar a Euterpe em sua apresentação no Rio de Janeiro, ficou encantado com a Maratona. Tanto que resolveu permanecer nos dois dias do evento e produziu mais de 1.600 fotos, inclusive a da secretária recebendo a sua comenda, além de centenas de outras imagens da Euterpe em sua participação na grande final do concurso.

"Foi muito bom o festival. Um reconhecimento ao trabalho das bandas, e nossa Euterpe foi citada várias vezes durante o evento, sempre como referência, e motivo de orgulho! Parabéns a todas elas, em minha opinião são todas vencedoras!”, disse entusiasmado o cordeirense Jorge Plácido, radicado há muitos anos em Nova Friburgo.

Mas não foi somente ele quem se entusiasmou e se empolgou com a Euterpe. O deputado estadual Luiz Paulo Correia da Rocha (PSDB), líder da bancada de seu partido na Assembleia Legislativa, vice-governador do estado (1995-1998) e ainda atual presidente do diretório estadual peessedebista, tão logo encontrou o presidente Assis, no Teatro João Caetano, fez questão de falar sobre a boa impressão que a banda causara. Luiz Paulo, que é engenheiro civil e presidiu recentemente a comissão da Alerj sobre a catástrofe climática da Serra, falou com entusiasmo sobre o concerto da Euterpe Friburguense.

No domingo ainda, o maestro Nelsinho recebeu o troféu pelo 3º lugar na Maratona e ainda um cheque no valor de R$ 3 mil como premiação. 

O jornalista bibarrense Ricardo Villarinho, que reside em Nova Friburgo e durante a semana já lembrara a coincidência de a banda de sua cidade natal, a Sociedade Musical 8 de Dezembro (Duas Barras), estar completando seus 93 anos naquele fim de semana, postou comentário parabenizando a Euterpe: "Sinto-me orgulhoso por estarmos entre as três primeiras. Conheço o trabalho dos músicos e diretores da Euterpe. Salve a nossa banda”.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade