Ela é psicóloga, escritora e poeta. Mora em Niterói, mas nasceu em Friburgo, onde tem residência e muitos amigos. Amizade, por sinal, é algo que ela e o marido, o engenheiro Ronaldo Ventura, cultivam — em vários lugares — com muito prazer. Ela ama viajar e não perde uma oportunidade para que isso aconteça. Ou seja, gosta e curte a vida, nutrindo alegria em todas as suas possibilidades. A convidada desta semana de Eu Recomendo é Teresa Mello.
Livros
Lavoura Arcaica
De Raduan Nasser. 1975.
"Esse livro foi um dos mais emocionantes que já li em toda a minha vida. André, filho de uma família camponesa, entra em contato com os redutos mais sombrios e primitivos de sua alma observando sua família, as regras, a ética, o cotidiano. A poesia permeia a história do princípio ao fim.”
A Elegância do Ouriço
De Muriel Barbery. 2008.
"Uma história divertida e de personagens cativantes, com grandes doses de filosofia e cultura de onde menos
se espera. Mostra a rotina de uma burguesia num prédio chique de Paris.”
Livro do Desassossego
De Fernando Pessoa
"Pra quem gosta de poesia e costuma visitar a inquietude da alma, esse é o livro de cabeceira. Fernando Pessoa, através do heterônimo Bernardo Soares, descortina a vida com palavras, sonhos e constatações da realidade em pequenos trechos de prosa poética. Haja desassossego!”
A Partida
Direção: Yojiro Takita, 2008.
"Belíssimo roteiro que trata o tema morte com o olhar e a delicadeza dos orientais. Um músico desempregado vai trabalhar como assistente de agente funerária transformando assim o sentido de sua vida. Um filme sensível e emocionante.”
Manhattan
Direção: Woody Allen, 1979.
"Um grande clássico onde Woody Alllen faz a sua maior declaração de amor à cidade em que vive e trabalha: New York. Divertido, romântico, com trilha sonora de Gershwin, conta a trajetória de um escritor de meia-idade divorciado e suas crises existenciais. Boas risadas e reflexões na medida certa.”
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain
Direção: Jean Pierre Jeunet, 2001.
"Além da beleza das cores e fotografia, esse filme traz a possibilidade do sonho, da busca de novos olhares,
da fantasia como processo transformador. Precisamos ter Amelie dentro de nós sempre.”
Música
Cole Porter
"Sou apaixonada por esse compositor e recomendo toda a obra dele. Cito algumas canções com excelentes intérpretes: ‘You do something for me’, com Lena Horn; ‘Let’s do it’, com Ellla Fitzgerald e ‘All of you’ ,
com Miles Davis.”
Nelson Cavaquinho
"Esse grande compositor, falecido em 1986 aos 74 anos, deixou uma obra da melhor qualidade. Basta ouvir e perceber que ele foi um grande cronista de seu tempo. Como exemplo, as músicas ‘Quando eu me chamar saudade’, ‘A flor e o espinho’, ‘Folhas Secas’ e ‘Juízo Final’.
Deixe o seu comentário