Eu recomendo - 22/03/2014

sexta-feira, 21 de março de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Trovadora, contista, cronista e muito gente boa, nossa convidada desta semana é Elisabeth Souza Cruz. Num breve bate-papo, ela fala sobre literatura, escola de samba, cotidiano e educação, sempre de forma muito simpática, inteligente e agradável. Aqui ela apresenta uma série de sugestões de livros, músicas e filmes. "Proponho um passeio nas prateleiras do tempo das locadoras”, aconselha Elisabeth sobre este último item. Confira as recomendações da presidente da União Brasileira dos Trovadores (UBT) – Nova Friburgo.

 

Livros

Sagrada Família

De Zuenir Ventura.  Ficção, 2012.

"De leitura apreciável, envolvendo personagens na fantástica cidade de Florida, este livro cativa o leitor pela narração envolta em lirismo e, ao mesmo tempo, bem humorada. O autor brinca com as palavras e os episódios — muitos — parecem da ‘sagrada família’ de muita gente.”


O Apito do Trem

De Ordilei Alves. Lançado em 2012.

"Esta é uma obra de valor inestimável, do escritor friburguense Ordilei Alves. Com riqueza de conteúdo, o livro nos coloca nos trilhos da nostalgia. Para as gerações passadas, da era das ferrovias, um passeio na saudade. Para os mais jovens, a certeza de que falta o apito do trem no coração da cidade. Muitas fotos, muita emoção.”


O Pequeno Príncipe

De Antoine de Saint-Exupéry.  Lançado em 1943.

"Publicado no início da década de 40, este livro é, desde então, leitura indispensável para os amantes da boa literatura. A primeira impressão é a de que é um livro para o público infantil. Entretanto, o contexto filosófico apresenta passagens inesquecíveis como: ‘Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos’.” 

 

 

 


Filmes

Cantando na Chuva

De Stanley Donen e Gene Kelly. Comédia musical, EUA, 1952.

"Inesquecível sucesso de 1952, que não deixa de ser visto e revisto por gerações de todos os tempos. Gene Kelly e grande elenco compõem este musical que se eternizou, em especial, na famosa cena com a música Singin’ in the rain.”


O Pai da Noiva

De Charles Shyer. Comédia, EUA, 1991.

"É uma comédia que mostra o drama de um pai que não percebe que os filhos crescem e buscam novos ‘heróis’. Retrata, também, de forma muito natural, as dificuldades de quem se propõe a realizar uma festa de casamento com todos os seus desafios. Steve Martin, ao lado de grande elenco, dá um show de interpretação. A canção clássica Canon, de Pachelbel, composta em 1680, foi usada na entrada da noiva, popularizando a peça musical, já antes utilizada no filme Gente como a Gente, de 1980.”  


Toy Story – Um Mundo de Aventura

De John Lasseter. Animação, EUA, 1995 

"A empolgante história dos brinquedos animados por sentimentos comuns aos seres humanos leva a uma aventura fascinante entre o poder da rivalidade e a força da união para vencer o mal. A música tema diz tudo: ‘Amigo é coisa séria, pois é opção do coração’.”


Música

"A música clássica é como um atributo da alma. Por isso, aqui vão algumas sugestões que servem, inclusive, para relaxar: ‘Dueto’, de O Pescador de Pérolas, de Bizet; ‘Nas Asas da Canção’, de Mendelssohn; ‘No Jardim de um Mosteiro’, de Ketèlbey; ‘Amanhecer’, de Peer Gynt, de Grieg; ‘As Canções Que Minha Mãe Me Ensinou’, de Dvorák. 


Coleção Nana Mouskouri - Canções Francesas

"Nana Mouskouri é uma cantora nascida na Grécia, em 1934. Ela tem gravações em vários idiomas e é recordista em venda de discos. Fica até difícil recomendar entre tantas joias já gravadas, mas me arrisco a escolher o CD lançado em 1997, ‘Canções Francesas’. São 14 faixas de puro encantamento, inclusive ‘Quand tu chantes’, uma versão de ‘Canta, Canta, Minha Gente’, sucesso de Martinho da Vila.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade