Trovadora, contista, cronista e muito gente boa, nossa convidada desta semana é Elisabeth Souza Cruz. Num breve bate-papo, ela fala sobre literatura, escola de samba, cotidiano e educação, sempre de forma muito simpática, inteligente e agradável. Aqui ela apresenta uma série de sugestões de livros, músicas e filmes. "Proponho um passeio nas prateleiras do tempo das locadoras”, aconselha Elisabeth sobre este último item. Confira as recomendações da presidente da União Brasileira dos Trovadores (UBT) – Nova Friburgo.
Livros
Sagrada Família
De Zuenir Ventura. Ficção, 2012.
"De leitura apreciável, envolvendo personagens na fantástica cidade de Florida, este livro cativa o leitor pela narração envolta em lirismo e, ao mesmo tempo, bem humorada. O autor brinca com as palavras e os episódios — muitos — parecem da ‘sagrada família’ de muita gente.”
O Apito do Trem
De Ordilei Alves. Lançado em 2012.
"Esta é uma obra de valor inestimável, do escritor friburguense Ordilei Alves. Com riqueza de conteúdo, o livro nos coloca nos trilhos da nostalgia. Para as gerações passadas, da era das ferrovias, um passeio na saudade. Para os mais jovens, a certeza de que falta o apito do trem no coração da cidade. Muitas fotos, muita emoção.”
O Pequeno Príncipe
De Antoine de Saint-Exupéry. Lançado em 1943.
"Publicado no início da década de 40, este livro é, desde então, leitura indispensável para os amantes da boa literatura. A primeira impressão é a de que é um livro para o público infantil. Entretanto, o contexto filosófico apresenta passagens inesquecíveis como: ‘Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos’.”
Filmes
Cantando na Chuva
De Stanley Donen e Gene Kelly. Comédia musical, EUA, 1952.
"Inesquecível sucesso de 1952, que não deixa de ser visto e revisto por gerações de todos os tempos. Gene Kelly e grande elenco compõem este musical que se eternizou, em especial, na famosa cena com a música Singin’ in the rain.”
O Pai da Noiva
De Charles Shyer. Comédia, EUA, 1991.
"É uma comédia que mostra o drama de um pai que não percebe que os filhos crescem e buscam novos ‘heróis’. Retrata, também, de forma muito natural, as dificuldades de quem se propõe a realizar uma festa de casamento com todos os seus desafios. Steve Martin, ao lado de grande elenco, dá um show de interpretação. A canção clássica Canon, de Pachelbel, composta em 1680, foi usada na entrada da noiva, popularizando a peça musical, já antes utilizada no filme Gente como a Gente, de 1980.”
Toy Story – Um Mundo de Aventura
De John Lasseter. Animação, EUA, 1995
"A empolgante história dos brinquedos animados por sentimentos comuns aos seres humanos leva a uma aventura fascinante entre o poder da rivalidade e a força da união para vencer o mal. A música tema diz tudo: ‘Amigo é coisa séria, pois é opção do coração’.”
"A música clássica é como um atributo da alma. Por isso, aqui vão algumas sugestões que servem, inclusive, para relaxar: ‘Dueto’, de O Pescador de Pérolas, de Bizet; ‘Nas Asas da Canção’, de Mendelssohn; ‘No Jardim de um Mosteiro’, de Ketèlbey; ‘Amanhecer’, de Peer Gynt, de Grieg; ‘As Canções Que Minha Mãe Me Ensinou’, de Dvorák.
Coleção Nana Mouskouri - Canções Francesas
"Nana Mouskouri é uma cantora nascida na Grécia, em 1934. Ela tem gravações em vários idiomas e é recordista em venda de discos. Fica até difícil recomendar entre tantas joias já gravadas, mas me arrisco a escolher o CD lançado em 1997, ‘Canções Francesas’. São 14 faixas de puro encantamento, inclusive ‘Quand tu chantes’, uma versão de ‘Canta, Canta, Minha Gente’, sucesso de Martinho da Vila.
Deixe o seu comentário