Eu recomendo - 22/02/2014

Livros, disco
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Nesta segunda edição do Light Especial de Carnaval, nossa equipe selecionou dois CDs. Um de sambas-enredos, responsáveis por conduzir essa "ópera” popular que são os desfiles das escolas de samba. O outro, de adoráveis marchinhas, aquelas que embalam bailes e blocos de carnaval. Mesmo compostas há muitas décadas, elas sobrevivem através dos tempos e continuam sendo cantadas por foliões de todas as idades. 

Vale a pena relembrá-las!  


Sassaricando – E o Rio Inventou a Marchinha

Vários intérpretes. Biscoito Fino. 

CD idealizado por Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral (o pai), este trabalho apresenta dezenas de marchinhas inesquecíveis, divididas em blocos temáticos que compõem dois CDs. Eduardo Dussek, Soraya Ravenle, Alfredo Del-Penho, Juliana Diniz, Pedro Paulo Malta e Sabrina Korgut são os intérpretes das obras, que são cantadas nos carnavais até hoje. Entre elas, Turma do Funil, Chiquita Bacana, Touradas em Madri, Cabeleira do Zezé, O Teu Cabelo Não Nega, Máscara Negra, Mamãe Eu Quero e Cidade Maravilhosa. 

 


O Essencial de Escolas de Samba

Vários intérpretes. Focus. 

O CD mostra os sambas-enredos de várias agremiações, entre as décadas de 80 e 90. Começa com "O Teu Cabelo Não Nega (Só dá Lá Lá)”, que deu o campeonato à Imperatriz Leopoldinense, passa por "Bum, Bum Paticumbum Prugurundum”, da Império Serrano e "Kizomba, A Festa da Raça”, da Vila Isabel e chega à "Brasil, Mostra a Sua Cara em...Theatrum Rerum Naturalium Brasiliae”, também da Imperatriz. Não faltam "Peguei Um Ita No Norte”, da Salgueiro, "Paulicéia Desvairada – 70 Anos de Modernismo”, da Estácio de Sá, "Criador e Criatura”, da Mocidade, "Chico Buarque da Mangueira”, da verde e rosa, claro e "A Grande Constelação das Estrelas Negras”, da Beija-Flor, entre outros. Enfim: um CD para ouvir sempre. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade