Responsável pelo site Culturanf, a jornalista Scheila Santiago está animada com a chegada do inverno. Isso porque a estação marca a alta temporada em Nova Friburgo e região, com uma série de eventos culturais, típicos e gastronômicos que agitam a serra. Um deles é o Encontro de Vinil, que ela promove neste sábado em um espaço anexo à Rodoviária Sul. Confira o que a jornalista recomenda aos leitores do Caderno Light para ler, assistir e ouvir.
Filmes
Melancolia
Direção: Lars von Trier, 2011
"O filme aborda o tempo, que pode afastar até mesmo duas irmãs, mas o casamento de uma delas, de certa forma, serve como desculpa para aproximá-las. Logo depois da cerimônia, Justine, uma das irmãs, começa a ficar triste e melancólica no momento em que recebe a notícia de que haverá a colisão da Terra com outro planeta, e as reações são bem diferentes.”
O tempero da vida
Direção: Tassos Boulmetis, 2003
"Enquanto prepara um almoço, um homem lembra-se de histórias vividas na infância. Aromas, sabores e saberes fazem todo o sentido, isso sem falar no colorido das especiarias. O filme nos leva a sensações como se estivéssemos presentes. Uma mistura de culinária e astros; sabor e mistério; aromas e luzes; desejos e medidas…”
Livros
A terra inteira e o céu infinito
de Ruth Ozeki, 2014
"O livro contemporâneo fala sobre um diário perdido que encontra um leitor. Histórias da vida de uma menina, que, para escapar de uma realidade de sofrimento – de bullying dos colegas e de um pai desempregado e suicida –, resolve passar seus últimos dias lendo as cartas do bisavô, um falecido piloto camicase da Segunda Guerra Mundial, e contando sobre a vida da avó, uma monja budista de 104 anos.”
O guardião do tempo
de Mitch Albom, 2013
"A missão é ensinar as pessoas o verdadeiro sentido do tempo. Elas precisam entender que o tempo é um dom precioso, que não pode ser desperdiçado nem manipulado.”
Música
Na medida do impossível
Fernanda Takai, 2014
"As músicas do seu novo CD remetem a um passado presente, tendo entre elas ‘Como dizia o mestre’, de Benito Di Paula, ‘A pobreza (Paixão proibida)’, de Renato Barros, e ‘Amar como Jesus amou’, do Padre Zezinho, com a participação especial do Padre Fábio de Melo.”
Olho de peixe
Lenine & Suzano, 1993
"Raridade! No CD há canções como ‘Acredite ou não’, ‘Pedra e Areia’ e ‘Leão do Norte’. O elemento catalisador de ‘Olho de peixe’ foi o engenheiro de som Denilson Campos, que comprou a briga de Lenine e Suzano, que ajudou-os a achar o melhor som. Em quatro fins de semana, o disco foi todo registrado, na velha fita de rolo.”
Deixe o seu comentário