O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu em todo o Brasil nesse fim de semana. Dividido em duas provas, uma no sábado e outra no domingo, estudantes do país inteiro colocaram seus conhecimentos em teste para decidir seu futuro. O Enem deste ano contou com mais de cinco milhões de inscritos e cerca 26% não compareceram para prestar a prova.
Em Nova Friburgo os candidatos foram até o Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick para fazer a avaliação, que é a única forma de ingresso ou parte do processo seletivo em 43 universidades públicas pelo país. São disponibilizadas mais de 80 mil vagas em diversas instituições de ensino e o exame também é usado como acesso para o Programa Universidade para todos (Prouni) e o financiamento estudantil do Fies, ambos do governo federal.
No Rio de Janeiro sete instituições de ensino superior integram o Enem ao seu processo seletivo. São elas a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Cento Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Estas usam o Sisu para preencher todas as vagas. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aproveita o teste para 60% das vagas e a Universidade Federal Fluminense (UFF) para 20% das vagas. O Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) só usa o Sisu para preencher vagas remanescentes. O exame também é a forma de acesso para o Programa Universidade Para Todos (ProUni). A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) ainda realiza seu vestibular separadamente.
Deixe o seu comentário